A seleção brasileira masculina de handebol assegurou sua vaga para a segunda fase do Mundial da modalidade ao derrotar os Estados Unidos por 31 a 24, em Oslo (Noruega), no último domingo (19). Com essa vitória, o Brasil avançou em segundo lugar no Grupo E, ficando atrás apenas de Portugal, que lidera o grupo com 100% de aproveitamento. Já a Noruega conquistou a terceira vaga, enquanto os EUA se despediram da competição após três derrotas consecutivas.
O Brasil voltará à quadra na próxima quarta-feira (22), enfrentando um dos três classificados do Grupo F. Até o momento, Suécia e Espanha já estão garantidas na próxima fase, com a terceira vaga ainda em disputa entre Chile e Japão.
Em um jogo de reviravoltas, a equipe brasileira enfrentou pressão após a derrota para Portugal e só a vitória interessava. No primeiro tempo da partida, o Brasil teve dificuldades na defesa e no ataque, permitindo aos Estados Unidos abrir vantagem. No entanto, no segundo tempo, a seleção brasileira impôs um jogo mais ágil, virando o placar e garantindo a classificação.
“Precisamos parabenizar os Estados Unidos pelo primeiro tempo. Eles foram muito bem. Acredito que o Brasil sentiu um pouco de ansiedade na primeira parte da partida. Não conseguíamos parar o ataque deles e tivemos muita dificuldade em quadra, principalmente na transição para o ataque”, analisou o treinador Marcus Tatá. “No segundo tempo, defendemos melhor. Conseguimos tirar alguns gols de contra-ataque que nos deu a vitória. Foi um resultado muito importante pelas circunstâncias da partida e pela necessidade da vitória para permanecermos na competição sem depender de outros resultados”, concluiu o técnico.
O Mundial de Handebol iniciou com 32 equipes na primeira fase, divididas em oito grupos. Apenas as três primeiras de cada grupo avançaram para a segunda fase, que segue em formato de grupos. A trajetória culminará nas quartas de final, com a grande decisão marcada para 2 de fevereiro, em Oslo (Noruega).
Comentários Facebook