Avião com 88 deportados da era Trump com destino ao Brasil pousa em Manaus

Publicado:

Um voo transportando 88 deportados dos Estados Unidos com destino ao Brasil pousou em Manaus, Amazonas, marcando uma operação sob um acordo estabelecido entre os dois países em 2017. O objetivo do acordo é simplificar o retorno de cidadãos brasileiros que enfrentaram processos por entrada ilegal nos EUA e não possuem direito a apelação legal. Ao desembarcarem no Brasil, esses deportados não enfrentarão penalidades. A responsabilidade pela recepção e procedimentos relacionados será da Polícia Federal.

Durante a gestão de Trump, houve 538 detenções de imigrantes em situação irregular. O órgão de imigração dos EUA, ICE, deteve em média 311 indivíduos por dia no ano fiscal encerrado em setembro de 2024, número inferior aos 467 do ano anterior. Trump alegou que muitos dos detidos eram criminosos, porém sem fornecer detalhes sobre suas condenações. De forma escalonada, as Forças Armadas dos EUA organizarão voos para deportar mais de 5 mil imigrantes detidos em El Paso e San Diego.

Trump adotou uma postura rígida em relação à imigração desde sua primeira campanha, com decretos impactantes na população imigrante durante seu mandato. Medidas como a declaração de emergência nacional na fronteira sul, suspensão da entrada de imigrantes, permissão de prisões em locais sensíveis e restrições à cidadania foram implementadas.

Um juiz federal bloqueou um dos decretos restritivos de cidadania, alegando violação constitucional. A ONU criticou a suspensão de entrada de refugiados, reiterando o direito amplo ao refúgio internacional. Memo interno revelou que o governo Trump autorizou o ICE a acelerar deportações de imigrantes com vistos temporários, mesmo sob programas do governo Biden.

No contexto atual, a chegada dos deportados em Manaus não deve ser associada diretamente à nova política migratória de Trump, mas sim a um processo operacional que demanda tempo considerável. A rotina de deportação de imigrantes sob gestão Trump foi significativamente robustecida, refletindo sua postura prioritária em questões migratórias.

Por Sarah Paula.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

EUA anunciam ajuda humanitária milionária para ajudar moradores de Cuba atingidos pelo Furacão Melissa

Os Estados Unidos declararam neste domingo (2) uma ajuda humanitária de três milhões de dólares, cerca de R$ 16 milhões, para os moradores...

Prefeito é morto a tiros durante celebrações do Dia dos Mortos no México

O prefeito de Uruapan, na região de Michoacán, Carlos Alberto Manzo Rodríguez, foi morto a tiros na noite de sexta-feira durante as celebrações...

Presidente do México condena assassinato de prefeito de Uruapan e promete ação contra impunidade

A presidente do México, Claudia Sheinbaum, expressou sua indignação neste domingo (2) após o assassinato do prefeito de Uruapan, Carlos Manzo. Ele foi...