Ambipar estabeleceu uma parceria inovadora com o Ministério dos Povos Indígenas (MPI) para promover ações de capacitação em territórios indígenas. O acordo tem como foco o combate e prevenção de incêndios, desenvolvimento sustentável e fortalecimento da resiliência nas comunidades indígenas. Esta iniciativa pioneira integra o setor privado na preservação das terras indígenas em nível global.
A parceria abrange várias frentes, incluindo suporte técnico para capacitação em prevenção e resposta a desastres, reflorestamento de áreas degradadas, projetos de bioeconomia, conservação ambiental, economia circular e gestão de resíduos. O vice-presidente de Sustentabilidade da Ambipar, Rafael Tello, destaca: “Acreditamos no poder da colaboração para transformar desafios em oportunidades sustentáveis, gerando impacto positivo para as comunidades indígenas e para o planeta.”
Esta parceria é uma importante ferramenta para consolidar políticas públicas culturalmente adequadas, voltadas à sustentabilidade e à proteção dos direitos dos povos indígenas, assegurando que os benefícios cheguem efetivamente às comunidades”, afirma o Secretário-Executivo do MPI, Eloy Terena.
O projeto abrangerá aproximadamente 1 milhão de quilômetros quadrados de territórios indígenas, equivalente a quase 14% do território brasileiro, promovendo também a geração de renda por meio da formação de jovens profissionais em atividades ambientais e sociais. Além disso, o foco será na valorização dos serviços ecossistêmicos, sempre em consulta com as comunidades, de acordo com a convenção 169 da OIT.
A parceria visa contribuir com a inclusão e o bem-estar dos povos indígenas em uma abordagem integrada e inovadora, consolidando a importância da preservação ambiental e da proteção dos direitos das comunidades originárias. Esta ação conjunta reflete um compromisso concreto com a sustentabilidade e o respeito às tradições e direitos dos povos indígenas.
Comentários Facebook