Complexo Carro de Boi em Feira de Santana receberá investimento de R$ 6,2 milhões para revitalização
A Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) divulgou hoje o vencedor da licitação destinada à reforma do Complexo Carro de Boi, um importante espaço cultural em Feira de Santana. O consórcio CSO INO9VARE foi o selecionado, apresentando a proposta mais vantajosa, no valor de R$ 6,2 milhões.
A reforma abrangerá a restauração completa do complexo adjacente ao Centro de Cultura Amélio Amorim, contemplando a preservação de seus elementos históricos e sua adaptação às demandas contemporâneas da cidade. A previsão é de que as obras sejam concluídas em oito meses, de acordo com o cronograma da Conder.
O Complexo Carro de Boi, inaugurado nos anos 1970, foi palco de inúmeros eventos culturais e artísticos, porém, nos últimos tempos, atravessou um período de declínio. Evidenciava-se no local o famoso ‘Jerimum’, da Boate Jerimum, que, infelizmente, foi abandonado pelas autoridades.
Imagens da boate ao lado do centro Amélio Amorim |
O descaso com o espaço causou atritos entre figuras públicas, como o governador Jerônimo Rodrigues (PT) que criticou o ex-prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins, por negligenciar a conservação dos locais públicos da cidade.
Decisão da CONDER sobre o espaço cultural |
Com a aprovação da licitação, renova-se a esperança de resgatar a importância que o local teve no passado, reforçando o legado do arquiteto Amélio Amorim, cuja contribuição foi fundamental no contexto cultural da população local.
Comentários Facebook