Governo Lula vê “flagrante desrespeito” a deportados dos EUA algemados

Publicado:

O Governo Brasileiro expressou sua indignação ao saber que os brasileiros deportados dos Estados Unidos na última sexta-feira (24/1) desembarcaram algemados, considerando a ação um desrespeito gritante aos direitos fundamentais dos cidadãos. Ao chegar em Manaus, os deportados foram libertados pela Polícia Federal brasileira e receberam assistência básica.

Os deportados estiveram detidos nos EUA durante a gestão de Joe Biden e foram enviados de volta ao Brasil no primeiro voo desse tipo na administração de Donald Trump, que reforçou o controle sobre a imigração ilegal. Este ano, outro voo com deportados dos EUA desembarcou no Brasil. Isso ocorreu em 10 de janeiro, ainda na gestão de Biden, com 100 pessoas a bordo. Voos com deportados dos EUA têm sido recorrentes desde o governo de Michel Temer.

Principais pontos em destaque:

  • Deportados chegaram algemados em Manaus no primeiro voo da era Trump e foram soltos por ordem do governo federal.
  • Ministro Lewandowski determinou que a PF removesse as algemas assim que desembarcassem no Brasil.
  • A aeronave deveria pousar em Belo Horizonte na sexta-feira (24/1), mas o pouso foi em Manaus para reabastecimento. Problemas técnicos cancelaram o voo seguinte.
  • A FAB, por ordem do presidente Lula, transportará os deportados de Manaus para Confins.
  • Dos 158 passageiros, 88 são brasileiros. Quatro já deixaram o grupo em solo brasileiro, conforme o Metrópoles.
  • Ministério da Justiça fala em desrespeito aos direitos fundamentais dos brasileiros.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública, enfatizando a dignidade humana como princípio constitucional, assegura que os deportados terão uma viagem segura e digna.

O ministro Lewandowski informou ao presidente Lula da Silva sobre os acontecimentos, que determinou o transporte dos deportados para Belo Horizonte pela Força Aérea Brasileira.

A PF garantiu que os brasileiros não seriam detidos novamente pelas autoridades americanas, oferecendo assistência básica no aeroporto. Durante a viagem para Confins, serão acompanhados pela FAB e policiais federais brasileiros.

Deportados em Avião

Dos 158 passageiros, 88 são brasileiros, com quatro deles deixando o grupo em Manaus. Voos com deportados ocorrem desde 2017 e chegam ao Brasil uma ou duas vezes por mês, sempre às sextas-feiras.

Os 88 brasileiros foram detidos nos EUA por estarem ilegalmente no país, conforme o ICE.

A Prefeitura de Manaus prestou assistência aos deportados, fornecendo itens essenciais e suporte. Paralelamente, o ICE relatou que o total de detidos nos EUA é de 593, com 449 alojados.

Donald Trump, ao reassumir a Presidência dos EUA, intensificou a luta contra a imigração ilegal, declarando emergência nacional na fronteira com o México e enviando 4 mil soldados para a região.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Moraes autoriza ida de Bolsonaro a hospital para realizar procedimento

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, autorizou na quarta-feira (10) que o ex-presidente Jair...

Homem é baleado com tiros de borracha após tentar invadir Palácio do Planalto

Leonildo dos Santos Fulgieri, um homem de 54 anos natural de Santa Catarina, foi atingido por dois disparos de bala de borracha ao...

PF prendeu no Guará foragido que tentou explodir bomba no Aeroporto de Brasília

George Washington de Oliveira Souza foi preso pela Polícia Federal no Guará, no Distrito Federal, na terça-feira (9/9). Essa captura ocorreu mais de...