Deportados dos EUA chegaram algemados a Manaus e foram soltos pela PF

Publicado:

Brasileiros Deportados Chegam Algemados a Manaus e São Liberados pela Polícia Federal

A Polícia Federal informou ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, que os brasileiros deportados dos Estados Unidos chegaram a viajar algemados. Ao desembarcarem em Manaus, no último dia 24 de janeiro, eles foram soltos pela Polícia Federal brasileira, que garantiu acesso a comida e banheiros.

Os Detalhes Importantes

  • Os brasileiros deportados no primeiro voo da era Trump chegaram a Manaus algemados, porém, foram liberados por policiais federais brasileiros, seguindo ordens do governo federal.
  • Sob a orientação do ministro Lewandowski, a PF removeu as algemas assim que os deportados desembarcaram no Brasil.
  • Inicialmente programado para pousar no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, o avião precisou aterrissar em Manaus para abastecimento. Problemas técnicos cancelaram o voo subsequente.
  • Por determinação do presidente Lula, a Força Aérea Brasileira (FAB) será responsável por transportar os deportados do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus, para o Aeroporto de Confins.
  • Dos 158 passageiros de diversas nacionalidades, 88 são brasileiros, conforme informações de fontes do Itamaraty ao Metrópoles. Quatro deles já deixaram o grupo em território brasileiro.

O Ministério da Justiça considerou que houve um “flagrante desrespeito aos direitos fundamentais dos cidadãos brasileiros”. O órgão assegurou que está trabalhando para concluir a viagem dos deportados com “dignidade e segurança”.

Os deportados desse primeiro voo não foram detidos durante a administração Trump, sendo retirados das ruas ainda sob a gestão do ex-presidente Joe Biden. Outro voo com deportados dos EUA pousou no Brasil no dia 10, também na gestão Biden, com 100 pessoas a bordo.

Lewandowski relatou os eventos ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que determinou o voo da FAB para Belo Horizonte.

A Polícia Federal afirmou que impediu que os deportados fossem mais uma vez detidos pelas autoridades americanas. Os passageiros foram recebidos, alimentados, acomodados em área restrita do aeroporto e tiveram acesso a banheiros com chuveiros.

Durante a viagem para Confins, os deportados serão acompanhados e protegidos por militares da FAB e policiais federais.

Chegada do Voo dos EUA

A aeronave com os primeiros deportados dos Estados Unidos na era Trump chegou ao Brasil em Manaus, no dia 24 de janeiro. O avião partirá da Base Aérea de Brasília com destino a Manaus para buscar os brasileiros deportados, previsto para chegar às 14h30.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O herdeiro de Bolsonaro

Quem sucederá Jair Bolsonaro no cenário político brasileiro? A pergunta ressoa entre os cidadãos e uma recente enquete revela algumas respostas intrigantes. De...

Mulher ganha indenização no DF após ameaça em post de “viva ou morta”

Uma história de injustiça e superação ganhou destaque no Distrito Federal, após o Tribunal de Justiça do DF condenar um comerciante a pagar...

Lula é orientado a “poupar” Tarcísio por um motivo; saiba qual

Em meio a um cenário político dinâmico, o presidente Lula recebeu conselhos de ministros e strategistas do governo para evitar confrontos diretos com...