Mais de 150 pessoas que foram deportadas encontram-se atualmente em Manaus, no Amazonas, devido a uma falha técnica no avião que as transportava, um incidente que levou a Força Aérea Brasileira (FAB) a intervir.
O transporte dos 158 migrantes deportados dos Estados Unidos, que estão em Manaus, até Belo Horizonte está sendo coordenado pela FAB. O grupo teve sua viagem interrompida devido a problemas técnicos no avião que os conduzia, resultando em uma parada para reabastecimento em Manaus. Para resolver a situação, um avião KC-30 da FAB foi mobilizado, com partida de Brasília às 13h e previsão de chegada em Manaus às 15h30. Profissionais de saúde acompanharão os deportados durante o trajeto, e após a chegada da aeronave partirão para Belo Horizonte.
A Polícia Federal está fornecendo suporte aos deportados, garantindo alimentação e acomodação temporária no aeroporto de Manaus. A embaixada dos Estados Unidos em Brasília confirmou que os cidadãos brasileiros estão sob responsabilidade das autoridades brasileiras. Esta ação representa o primeiro transporte de deportados realizada sob a gestão de Donald Trump, que tem implementado políticas migratórias restritivas. O retorno desses migrantes irregulares ao Brasil é parte de um acordo bilateral firmado em 2017. Desde a posse de Trump, 538 imigrantes em situação irregular foram detidos, e uma nova legislação que permite a prisão e deportação de imigrantes acusados de crimes está em processo de sanção.
Comentários Facebook