Um voo da Força Aérea Brasileira (FAB) desembarcou em Minas Gerais trazendo 88 brasileiros deportados dos Estados Unidos. A ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, acompanhou o desembarque das famílias no Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte, atendendo a uma solicitação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A aeronave norte-americana, que havia pousado em Manaus (AM) na noite anterior, chamou a atenção da Polícia Federal (PF) devido ao fato de os passageiros deportados estarem algemados. Em respeito à soberania nacional, o governo brasileiro determinou a retirada das algemas e organizou o transporte dos brasileiros por meio de uma aeronave da FAB até o seu destino final.
Segundo a ministra Macaé, “Os países podem estabelecer suas políticas migratórias, mas nunca devem violar os direitos humanos de ninguém”. O vídeo divulgado pelo Ministério nas redes sociais mostra o brasileiro deportado Erionaldo Santana relatando que eles foram presos e algemados nos Estados Unidos e que as algemas só foram removidas após a intervenção da Polícia Federal no Brasil.
O voo, originalmente programado para aterrissar em Belo Horizonte, precisou realizar um pouso de emergência em Manaus devido a problemas técnicos.
As deportações em massa de imigrantes ilegais nos Estados Unidos tiveram início logo após a posse do presidente Donald Trump. Na última quinta-feira, 538 pessoas foram detidas e muitas foram deportadas em uma operação anunciada pela Casa Branca como a maior da história.
Durante sua campanha, Trump prometeu reprimir a imigração ilegal, considerando-a uma “emergência nacional”. No início de seu mandato, ele assinou ordens executivas para restringir a entrada de imigrantes no país.
Comentários Facebook