Luiz Caldas é homenageado pela União Brasileira de Compositores por contribuição para cultura brasileira

Publicado:

O cantor e compositor Luiz Caldas será o segundo artista a receber a Medalha UBC, distinção criada pela União Brasileira de Compositores para reconhecer grandes nomes da música brasileira. 

 

O baiano, natural de Feira de Santana, irá homenagear Caldas e reforçar a importância do músico para a música baiana e brasileira, especialmente por ser tido como o pai da Axé Music pelo álbum Magia (1985), que incluiu o sucesso nacional “Fricote”, marco do movimento.

 

A entrega da honraria acontece no dia 5 de fevereiro, a partir das 19h, na Bahia Marina, em Salvador. O evento para convidados também celebra os 40 anos do axé music.

 

A cerimônia reunirá convidados que fizeram parte da história do homenageado e também da música baiana, e contará ainda com um pocket show de Saulo, com repertório em homenagem a Luiz Caldas.

 

“Receber um prêmio como esse, de uma instituição como a UBC, para mim, é uma grande honra, porque eu conheço o quilate dos artistas e compositores que são meus colegas. Então, é um momento de muita alegria para mim. Estou comemorando 55 anos dedicados à música e, desde 1987, faço parte da UBC. Só tenho a agradecer,” afirma Luiz Caldas.

 

Dono de mais de 800 obras registradas na UBC e 276 gravações catalogadas na base do ECAD, Caldas se apresentou ao lado do parceiro de palco Saulo Fernandes no Festival de Verão e levou para a festa alguns dos principais sucessos, como “Haja Amor”, “O Que Que Essa Nega Quer” e “Fricote”. Saulo Fernandes, inclusive, é o intérprete que mais regravou canções de Caldas, seguido por Ivete Sangalo.

“Luiz Caldas é um dos precursores do axé e, no ano em que o gênero comemora 40 anos, reconhecer e valorizar sua obra é importante e meritório. Foi pioneiro em levar o axé para outros territórios, popularizando e chamando atenção para a alegria contagiante do ritmo que seduziu o Brasil. Luiz é um de nossos grandes artistas e autores, e a Medalha UBC vai estar em boas mãos,” afirma Marcelo Castello Branco, diretor executivo da UBC.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Maria Bethânia ganha primeira mostra de cinema em homenagem aos 60 anos de carreira

Maria Bethânia, ícone da música brasileira, será homenageada com uma mostra de cinema no Anexo do Museu da Inconfidência, em Ouro Preto, Minas...

Ciclista tem traumatismo craniano após ser atropelado por carro

Na manhã deste domingo, um ciclista de 32 anos enfrentou um momento crítico após ser atropelado por um carro na Estrada Parque Taguatinga...

Filme O Agente Secreto ganha mais dois prêmios internacionais

O filme O Agente Secreto, que teve a honra de abrir o 58º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, conquistou duas novas vitórias...