Por que a Coca-Cola tirou de circulação vários produtos na Europa

Publicado:

Getty Images

Caixa vermelha com várias garrafas de Coca-Coca - Metrópoles
1 de 1 Caixa vermelha com várias garrafas de Coca-Coca – Metrópoles – Foto: Getty Images

A Coca-Cola anunciou nesta segunda-feira (27/1) que está retirando de circulação uma série de produtos em toda a Europa. O motivo para a medida é uma concentração excessiva de clorato em vários lotes.

O clorato é um sal que contém o ânion ClO??, derivado do ácido clórico HClO?, e o cloro no estado de oxidação +5. Trata-se de um oxidante forte que não é encontrado na natureza.

O que se sabe

  • Segundo a própria Coca-Coca, os lotes afetados foram recolhidos em países como Alemanha, Holanda, Inglaterra, França, Bélgica e Luxemburgo. Eles estavam em circulação desde novembro do ano passado.
  • Foram recolhidas latas retornáveis e garrafas de vidro de Coca-Cola, Sprite, Fanta, Fuze Tea, Minute Maid, Nalu e Royal Bliss.

“Não temos números exatos, mas está claro que é uma quantidade considerável. A maioria dos produtos afetados e não vendidos já foi retirada das lojas e continuamos tomando medidas para retirar os produtos que permanecem no mercado”, informou a Coca-Cola Europacific Partners Belgium, engarrafadora europeia da empresa na Bélgica.

“Em nossa unidade de produção em Gante, realizamos testes como parte de nossos processos de controle. Esses controles possibilitaram identificar níveis elevados de clorato”, prosseguiu a empresa.

Clorato nos alimentos

  • De acordo com a Comissão Europeia, o clorato nos alimentos, em geral, é proveniente de desinfetantes de cloro utilizados no tratamento da água.
  • A exposição prolongada à substância presente em alimentos pode causar diversos problemas à saúde, principalmente em crianças.
  • Entretanto, ainda segundo a Comissão Europeia, “a ingestão total em um único dia dificilmente excederá o nível recomendado para consumidores de todas as faixas etárias”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.com

Negócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CEO flagrado em traição durante show de Coldplay deixa cargo na empresa após repercussão

Em uma explosão de escândalos, Andy Byron, CEO da Astronomer, viu sua carreira desmoronar após ser flagrado em um momento comprometedor durante um...

Chuvas na Coreia do Sul deixam 14 mortos e milhares de desabrigados

Nos últimos dias, a Coreia do Sul enfrentou a fúria da natureza com chuvas torrenciais que causaram devastação em várias regiões. Até o...

Alexandre Tinoco faz balanço dos primeiros meses à frente da Semge: “Cuidar das pessoas”

Nos primeiros meses à frente da Secretaria de Gestão da Prefeitura Municipal de Salvador (Semge), Alexandre Tinoco destacou ações significativas que visam transformar...