Lewandowski diz que situação de brasileiros deportados é inadmissível

Publicado:

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O ministro da Justiça e Segurança Pública do governo Lula (PT), Ricardo Lewandowski, chamou de inadmissível a situação de brasileiros deportados dos EUA, que relataram agressões e tratamento degradante por parte de agentes de imigração americanos responsáveis pelo voo de volta ao Brasil.

 

Ele também disse que a reação do governo brasileira à situação foi sóbria. “Não queremos provocar o governo americano até porque a deportação está prevista num tratado que já vige há vários anos. Mas obviamente tem de ser feita com respeito aos direitos fundamentais das pessoas”, afirmou o ministro.

As declarações foram dadas em um almoço com empresários e autoridades promovido pelo Grupo Lide, criado pelo ex-governador João Doria, realizado em São Paulo nesta segunda-feira (27). O ministro defendeu a PEC da Segurança em uma apresentação e falou sobre a questão dos deportados para responder a uma pergunta feita por um dos convidados.

Lewandowski deve participar de uma reunião com o presidente Lula ainda nesta segunda, em Brasília, para tratar do tema.

Ao saber da situação em Manaus, onde o avião com os deportados parou, Lewandowski disse que determinou a retirada imediata de algemas e correntes dos brasileiros porque não havia nenhuma acusação criminal contra eles no Brasil.

Em função dos desdobramentos diplomáticos, Lewandowski disse ter ligado para o presidente Lula para falar da situação e dos constrangimentos a que os brasileiros foram submetidos, que chamou também de inaceitáveis.

Entre as duas soluções propostas -o acompanhamento da Polícia Federal no voo até Confins ou o envio de uma aeronave da Força Aérea Brasileira-, o presidente escolheu a segunda.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bitcoin supera US$ 123 mil e bate mais um recorde

O Bitcoin atingiu um novo marco, alcançando US$ 123.205, um crescimento impulsionado pela nova regulamentação nos Estados Unidos que valida as stablecoins atreladas...

Disparos israelenses em centro de distribuição em Gaza deixam ao menos 73 mortos

Neste domingo, 20 de julho de 2025, uma tragédia se abateu sobre Gaza, onde disparos israelenses resultaram na morte de pelo menos 73...

Chuvas fortes na Coreia do Sul deixam pelo menos 17 mortos e 11 desaparecidos

Uma tragédia se abateu sobre a Coreia do Sul, onde chuvas torrenciais nos últimos dias causaram a morte de pelo menos 17 pessoas...