Papa Francisco propõe celebração de Páscoa, Carnaval e Corpus Christi em datas fixas

Publicado:

O Papa Francisco, líder da Igreja Católica, anunciou que a instituição religiosa pretende escolher uma data fixa para a celebração do feriado da páscoa, de modo que se torne uniforme para todas as denominações cristãs no mundo. O anúncio foi dado durante um pronunciamento na Itália no último sábado (25).

Em seu discurso, o pontífice questionou aos fiéis acerca da crença de comunhão entre os cristãos e afirmou que o catolicismo necessita de maior unidade. Ele ainda destacou o fortalecimento das relações ecumênicas, a interação entre tradições religiosas distintas em um compromisso com a paz, a justiça e compreensão mútua.

O papa, entretanto, não estabeleceu uma data para a celebração de Páscoa, mas afirmou que a igreja está aberta a aceitar qualquer data decidida coletivamente para uma “data da unidade”, que deveria ser decidida considerando as diferenças entre os calendários adotados por tradições católicas, como o gregoriano e o juliano.

Atualmente, a data da Páscoa é definida como o primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre após o equinócio de outono (de primavera, no Hemisfério Norte), que ocorre sempre em 20 de março, ou seja, a Páscoa ocorre qualquer dia entre 22 de março e 25 de abril.

A data do feriado da Páscoa é definidora, também, da data de outros feriados católicos, como o Carnaval, que ocorre sempre 47 dias antes do feriado pascoal, em uma terça-feira, assim como o feriado de Corpus Christi, que ocorre, todos os anos, 60 dias após a Páscoa, em uma quinta-feira. 

Confira a data destes feriados em 2025:

Carnaval: 4 de março;

Páscoa: 20 de abril;

Corpus Christi: 19 de junho.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

David Luiz nega acusações de ameaça feitas por ex-affair e diz que já acionou a Justiça

O zagueiro David Luiz se manifestou nas redes sociais nesta segunda-feira...

Por que polícia não revistou carro de Damares após visita a Bolsonaro

Após uma visita ao ex-presidente Jair Bolsonaro, que cumpre prisão domiciliar, a senadora Damares Alves não teve seu carro revistado pela polícia. O...

STF acata reclamação do Estado da Bahia e anula decisão que promoveu coronel da PM

O Supremo Tribunal Federal (STF), sob a liderança do ministro Dias Toffoli, acolheu uma reclamação do Estado da Bahia contra uma decisão do...