Bancada paulista cobra reequilíbrio de emendas em jantar de Hugo Motta

Publicado:

São Paulo â?? Durante um jantar para garantir os votos da bancada paulista da Câmara dos Deputados, nesta segunda-feira (27/1), o candidato favorito à presidência da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), se comprometeu a cumprir uma série de demandas, incluindo a ampliação dos valores de emendas parlamentares para os deputados do estado.

“Há um descompasso na relação de [emendas enviadas a] São Paulo e na proporcionalidade [do tamanho da bancada]”, cobrou o deputado federal Arnaldo Jardim (Cidadania), líder da bancada paulista da Câmara, durante um jantar com Motta e diversas autoridades.

O encontro ocorreu na noite desta segunda-feira (27/1) em uma pizzaria de Higienópolis, na região central da capital paulista. Participaram ministros do governo Lula (PT), mais de 20 dos 70 deputados federais por São Paulo, presidentes de partidos, secretários estaduais, deputados estaduais, vereadores, o prefeito Ricardo Nunes (MDB), e o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Além do reequilíbrio das emendas, os deputados federais também cobraram a revisão da reforma tributária, em especial os benefícios à Zona Franca de Manaus, e a criação de um fundo para as regiões Sul e Sudeste, a exemplo do que já ocorre no Nordeste.

“São Paulo paga um preço pela reforma tributária”, disse Jardim.

Motta disse que garantirá cada um dos pedidos dos deputados. Ele repetiu uma frase dita pouco antes pelo atual presidente da Câmara, o deputado Arthur Lira (PP-AL), também presente no evento, que declarou que â??se São Paulo vai bem, o país vai bemâ?.

“Nas conversas que tivemos com a bancada paulista, todas as pautas que o Arnaldo aqui elencou, nós escutamos e garantimos, empenhamos a nossa palavra de ajudar a São Paulo, que é a locomotiva do país”, disse Hugo Motta.

Ode ao Centrão

O jantar teve início às 19h e reuniu de petistas a bolsonaristas. O deputado federal Kiko Celeguim, presidente estadual do PT, discursou agradecendo Arthur Lira pelo comando da Câmara nos primeiros anos de governo Lula. Além dele, outros quatro deputados petistas estiveram no evento: Alencar Santana, Alfredinho, Arnaldo Chinaglia e Carlos Zarattini.

Celeguim estava na mesma fileira que o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, investigado por supostamente articular um golpe de Estado após a derrota de Jair Bolsonaro em 2022, e elogiou a atuação de Lira em prol da democracia.

â??A sua firmeza logo depois das eleições de 2022 foi fundamental para garantir a estabilidade constitucional nesse paísâ?, disse Celeguim.

Lira, por sua vez, declarou que o Centrão é â??verdadeiramente o equilíbrio de muitos momentos de grande tensionamentoâ?. Motta acrescentou que, embora criticado, o espectro político não é uma â??ausência de posiçãoâ?, mas sim uma â??ausência de preconceitosâ?.

O encontro foi promovido pelo deputado federal Maurício Neves (PP-SP), presidente estadual da legenda.

No jantar, também estavam os presidentes nacionais partidários Antônio Rueda (União Brasil), Baleia Rossi (MDB), Ciro Nogueira (PP), Gilberto Kassab (PSD), Marcos Pereira (Republicanos), Paulinho da Força (Solidariedade),

 » Read More

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Moraes bloqueia contas, Pix e cartões de Marcos do Val após viagem

Em um desdobramento atípico, o senador Marcos do Val (Podemos-ES) enfrenta sérias consequências após uma viagem aos Estados Unidos. Suas contas bancárias, cartões...

Moraes é alvo de denúncia na OEA por violações de direitos humanos

A Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), ligada à Organização dos Estados Americanos, recebeu uma petição impactante que acusa o ministro Alexandre de...

Trump aponta chance de 50% para fechar acordo com a UE sobre tarifas

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, trouxe à tona a possibilidade de um acordo comercial com a União Europeia, indicando uma esperança...