MP investiga contratação de empresa criada um mês antes da dispensa da licitação em Teixeira de Freitas

Publicado:

O Ministério Público da Bahia (MP-BA), por meio da 5ª Promotoria de Teixeira de Freitas, instaurou um inquérito civil, nesta terça-feira (28), para apurar a possível contratação irregular da empresa VWB Empreendimentos e Construções Ltda, bem como a suposta relação pessoal do empresário com o diretor executivo que autoriza a dispensa licitatória. 

As investigações iniciaram após denúncia apresentada no sistema de atendimento ao cidadão do MP, que relatou supostas irregularidades na dispensa licitatória para obtenção dinheiro público, indicando que a empresa foi criada menos de um mês antes da licitação, além de possuir uma sede inapropriada. Alegou também que haveria uma relação pessoal do empresário com o diretor executivo que autoriza a dispensa licitatória.

De acordo com o Ministério Público, foi publicado no diário oficial do Consórcio Público Interfederativo de Saúde do Extremo Sul da Bahia (CONSAUDE), no dia 15 de julho de 2024, a dispensa de licitação para contratação de empresa especializada no fornecimento de materiais de limpeza, e a empresa nomeada foi aberta no dia 19 de junho de 2024.  A licitação tinha como objetivo suprir as demandas da Policlínica Regional de Saúde de Teixeira de Freitas, no valor de R$ 113.714,64.

O CONSAUDE foi oficiado e através de seu Presidente, apresentou o processo de dispensa como solicitado e alegou que há legalidade na modalidade da contratação direta por meio de dispensa da licitação.

O MP-BA converteu a denúncia em inquérito civil, com prazo de investigação de um ano com objetivo de apurar supostas irregularidades.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PM apreende revólver e prende suspeito por intimidação durante festa em Guaratinga

Noite de sábado, 19 de julho, um evento agitado em Guaratinga se transformou em cenário de tensão e bravura. Durante um patrulhamento rotineiro,...

Homem é preso suspeito de agredir esposa e matar bebê de dois meses

Na sombria cidade de Ponta Grossa, no Paraná, uma tragédia abalou a comunidade: um bebê de apenas dois meses foi encontrado sem vida,...

Rei do carbono suspeito de grilagem teve fazenda ligada a cripto verde

Ricardo Stoppe Jr., apontado pela Polícia Federal como um dos maiores grileiros da Amazônia, com mais de 500 mil hectares sob suspeita, viu...