MP investiga contratação de empresa criada um mês antes da dispensa da licitação em Teixeira de Freitas

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Ministério Público da Bahia (MP-BA), por meio da 5ª Promotoria de Teixeira de Freitas, instaurou um inquérito civil, nesta terça-feira (28), para apurar a possível contratação irregular da empresa VWB Empreendimentos e Construções Ltda, bem como a suposta relação pessoal do empresário com o diretor executivo que autoriza a dispensa licitatória. 

As investigações iniciaram após denúncia apresentada no sistema de atendimento ao cidadão do MP, que relatou supostas irregularidades na dispensa licitatória para obtenção dinheiro público, indicando que a empresa foi criada menos de um mês antes da licitação, além de possuir uma sede inapropriada. Alegou também que haveria uma relação pessoal do empresário com o diretor executivo que autoriza a dispensa licitatória.

De acordo com o Ministério Público, foi publicado no diário oficial do Consórcio Público Interfederativo de Saúde do Extremo Sul da Bahia (CONSAUDE), no dia 15 de julho de 2024, a dispensa de licitação para contratação de empresa especializada no fornecimento de materiais de limpeza, e a empresa nomeada foi aberta no dia 19 de junho de 2024.  A licitação tinha como objetivo suprir as demandas da Policlínica Regional de Saúde de Teixeira de Freitas, no valor de R$ 113.714,64.

O CONSAUDE foi oficiado e através de seu Presidente, apresentou o processo de dispensa como solicitado e alegou que há legalidade na modalidade da contratação direta por meio de dispensa da licitação.

O MP-BA converteu a denúncia em inquérito civil, com prazo de investigação de um ano com objetivo de apurar supostas irregularidades.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Justiça Federal determina suspensão de passarela de camarote no Morro Ipiranga após ação do Conselho de Arquitetura

Meta descrição: Liminar suspende a passarela de acesso ao camarote Glamour no circuito Dodô Barra-Ondina, após CAU-BA alegar proteção do Morro Ipiranga e...

VÍDEO: Homem é chamado de “talarico” e assassinado em concessionária de SP

Um funcionário de uma concessionária de veículos, 37 anos, foi morto a tiros nesta quarta-feira (4) em São Paulo. O crime ocorreu na...

RJ: Justiça decreta prisão preventiva de argentina acusada de racismo

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) aceitou a denúncia do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) e decretou a...