Fevereiro terá chuva e calor nas Regiões Norte e Nordeste do país

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Com a chegada do verão, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê um mês de fevereiro com temperaturas elevadas e índices pluviométricos acima da média em grande parte das regiões Norte e Nordeste do Brasil. A exceção fica por conta do leste do Acre, sul do Pará e Amazonas, parte de Rondônia, Tocantins e Bahia, onde as precipitações podem ficar aquém do esperado.

Nessas localidades, a temperatura média se manterá acima de 26ºC, com destaque para o calor intenso nos estados do Pará e Mato Grosso. Segundo o Inmet, “prevê-se a continuidade de chuvas regulares e bem distribuídas nas áreas de produção do Norte, bem como no norte e oeste do Nordeste, favorecendo o plantio e crescimento das culturas de verão”.

A previsão indica chuvas abaixo da média em partes das regiões Centro-Oeste e Sudeste. No entanto, algumas áreas podem registrar volumes superiores a 160 milímetros por dia. Destacam-se as regiões noroeste do Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul, faixa leste de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

O mês se inicia com alerta laranja para tempestades nessas regiões. A regularidade das chuvas previstas para o Centro-Oeste e Sudeste manterá a umidade no solo, beneficiando o desenvolvimento das lavouras em fase de enchimento de grãos. Por outro lado, as plantações em estágio de maturação e colheita podem ser prejudicadas, de acordo com o Inmet.

A Região Sul do país será a única a apresentar chuvas abaixo ou próximas da média histórica, exceto na costa leste de Santa Catarina e Paraná, onde os volumes podem superar as expectativas para o mês. A baixa umidade no solo no centro-oeste do Rio Grande do Sul e, também, em Santa Catarina pode impactar o desenvolvimento das lavouras.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Primo de crianças desaparecidas em Bacabal (MA) recebe alta após 14 dias internado

Anderson Kauã, de 8 anos, recebeu alta do Hospital Geral nesta terça-feira (20), após ficar internado por 14 dias. Ele é primo de...

2025 foi o 7º ano mais quente no Brasil desde 1961; veja ranking

Resumo para SEO: Brasil registra 2025 com temperatura média anual de 24,56 °C, 0,33 °C acima da média histórica, consolidando o ano como...

Médico que matou colegas após discussão diz que foi a restaurante levando arma na bolsa

Cardiologista é morto junto com colega em Alphaville após disputa entre médicos; médico é preso Um médico identificado como Carlos Alberto Azevedo Filho, 44...