PCC bancou viagem de diretor de filme da Netflix à Europa, diz polícia

Publicado:

O Grito – Regime Disciplinar Diferenciado, documentário lançado pela Netflix em setembro de 2024, teve suas passagens aéreas bancadas por Kauê do Amaral Coelho, ligado ao Primeiro Comando da Capital (PCC), para o diretor Rodrigo Giannetto. O financiamento da viagem à Europa foi revelado pela Polícia Civil no contexto da investigação sobre a ONG Pacto Social e Carcerário, suspeita de ser vinculada à facção criminosa paulista.

Rodrigo Giannetto teria passado seis dias em Barcelona, Espanha, e participado do Festival Internacional Nebrodi Cinema Doc na Itália, antes de uma estadia de 10 dias em Londres, na Inglaterra. O documentário aborda as consequências do sistema penitenciário que impulsionam o crescimento de facções criminosas, destacando a proibição do contato físico imposta aos detentos pelo Regime Disciplinar Diferenciado.

Com depoimentos de figuras como o ministro do STF Luís Roberto Barroso, o filme revela histórias de familiares de presos afetados pelas políticas carcerárias. Giannetto ressalta o processo de produção do documentário ao permitir diferentes perspectivas sobre o tema.

Em resposta, a Netflix esclareceu que o filme é licenciado e não uma produção original da plataforma, enquanto Giannetto afirmou ter recebido apoio apenas para representar a obra em um festival internacional, sem conhecimento prévio das circunstâncias envolvendo o PCC e grupos afins.

O diretor reiterou sua disposição em cooperar com as autoridades, alegando não possuir vínculos com atividades delituosas e esclarecendo que os custos adicionais da viagem foram de sua responsabilidade.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Emoji de cocô vira polêmica no futebol alemão; entenda motivo

Uma cena inesperada chamou atenção na Alemanha após a vitória do Werder Bremen sobre o Hamburgo por 2 a 0, no...

UnB exibe gratuitamente documentário sobre cientistas brasileiros

A Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB) tem a honra de apresentar, nesta sexta-feira (7/11), o documentário **Ciência na Mira**. A...

As desculpas de Tarcísio a Moraes: bolsonaristas jogaram a toalha?

O Brasil vive um momento de previsibilidade política, mesmo que muitos insistam em afirmar que nossa realidade é cheia de surpresas. O governador...