Guia para Eliminação das Hepatites Virais no Brasil visa orientar estados e municípios
Recentemente, durante a reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), foi acordado o lançamento do Guia de Eliminação de Hepatites Virais no Brasil. Esse documento marca o início das ações para erradicar as hepatites virais como problemas de saúde pública no país até 2030. O guia será em breve disponibilizado no site do Ministério da Saúde (MS).
O guia oferece diretrizes para gestores e profissionais de saúde utilizarem as ferramentas disponíveis no SUS com o objetivo de alcançar a eliminação das hepatites virais até 2030. Além disso, destaca propostas que podem ser colocadas em prática pela sociedade civil organizada, instituições de ensino e pesquisa.
A aprovação na CIT reflete o debate e a validação do documento entre o governo federal, estados, municípios e organizações da sociedade civil, incluindo a definição de responsabilidades de cada ente federativo, bem como o comprometimento de recursos financeiros para viabilizar a execução do plano.
As hepatites virais são parte dos objetivos da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) para eliminar doenças como questão de saúde pública até 2030, entre outros propósitos.
Segundo o Departamento de HIV, Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis do MS, ainda no primeiro semestre deste ano, será realizada uma oficina para capacitar as coordenações dos programas estaduais e de capitais de controle das hepatites virais sobre o guia.
Estão programadas oficinas de planejamento detalhado para implementar o plano em três estados brasileiros, escolhidos com base na análise situacional de dados epidemiológicos e na estruturação de serviços de saúde para assistência a pacientes com hepatites B e C.
O departamento destaca que as infecções por hepatites virais resultam em cerca de 1,4 milhão de mortes por ano em todo o mundo, decorrentes de infecções agudas, câncer de fígado ou cirrose relacionada às hepatites. Em 2022, o Brasil registrou 1.316 óbitos por hepatite, sendo 917 causados pelo vírus C, 343 pelo B, 32 pelo D e 24 pelo A.
Esteja atento para atualizações e participe ativamente desse movimento pela saúde coletiva!

Facebook Comments