WhatsApp acusa empresa israelense de espionagem contra usuários

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

WhatsApp denuncia empresa israelense por espionagem contra usuários

O WhatsApp revelou que diversos usuários da plataforma, incluindo jornalistas e membros da sociedade civil, foram alvo de espionagem por parte da empresa israelense de spyware Paragon Solutions.

O que aconteceu

  • De acordo com um porta-voz do WhatsApp, cerca de 90 usuários foram monitorados usando o aplicativo Graphite da Paragon, em uma ação de hackeamento conhecida como “zero click”.
  • Esses usuários receberam arquivos eletrônicos maliciosos que não requeriam interação, representando uma violação grave da segurança digital.
  • A empresa controladora do WhatsApp, Meta, conseguiu interromper o ataque e solicitou que a Paragon suspendesse essas práticas, ameaçando ações judiciais.
  • O funcionário do WhatsApp que fez as acusações não revelou como identificou a Paragon como responsável pela invasão.
  • A polícia e autoridades pertinentes já foram informadas sobre o incidente.

O posicionamento do WhatsApp

Em comunicado oficial, o WhatsApp reiterou seu compromisso em defender a privacidade na comunicação das pessoas.

Até o momento, a Paragon ainda não se pronunciou sobre as acusações.

Atuação da Paragon

Recentemente, a Paragon Solutions estava em processo de aquisição pelo grupo de investimento AE Partners, dos Estados Unidos.

Segundo informações do site da empresa, a Paragon oferece serviços éticos de segurança virtual contra ameaças potenciais, limitando sua venda a empresas e governos de países com regimes democráticos considerados “estáveis”.

Quer se manter informado sobre notícias de negócios e receber atualizações em tempo real? Acesse nosso blog e fique por dentro!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Carlos Bolsonaro anuncia renúncia no RJ para disputar vaga no Senado por Santa Catarina

Resumo do texto obtido: O vereador Carlos Bolsonaro (PL) renuncia ao mandato na Câmara do Rio de Janeiro para iniciar sua pré-candidatura ao Senado...

Trump precisou de curativo por conta do “excesso de apertos de mão”

A Casa Branca informou, na noite desta quinta-feira (11/12), que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, precisou usar um curativo na mão...

Influencer empurrado por Glauber na Câmara provocou ira de líder do PT

Gabriel Costenaro confronta Lindbergh Farias em via pública e repercussões políticas envolvendo Glauber Braga Um vídeo divulgado pelo influenciador Gabriel Costenaro mostra uma discussão...