A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anuncia a volta da Copa do Nordeste Sub-20 ao calendário do futebol brasileiro a partir de 2025. Em reunião com dirigentes de federações e clubes, liderada pelo presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, e com a participação da diretora de competições da Federação Bahiana de Futebol (FBF), Taíse Galvão, foi confirmada a reintegração do torneio visando fortalecer a formação de jovens talentos na região nordestina.
Além do retorno da competição nordestina, foram anunciadas outras novidades para o futebol de base. Em 2026, teremos o início do Campeonato Brasileiro Sub-15, bem como a criação do Campeonato Brasileiro Sub-20 Série B no próximo ano.
Estas mudanças visam estruturar de forma mais abrangente a formação de atletas e ampliar as oportunidades tanto para os clubes quanto para os jovens talentos. A equidade no formato de competição no Sub-17 e Sub-20, o aumento de participantes na Copa do Brasil Sub-20 e a consolidação da transição para o profissional destacam-se como medidas importantes para fortalecer o futebol de base em todo o país.
Taíse Galvão parabeniza a CBF pelas iniciativas que promovem um ambiente mais competitivo e valorizam a visibilidade dos talentos em ascensão. Confira, a seguir, as principais novidades do calendário nacional de base divulgadas pelo site oficial da Federação Bahiana de Futebol:
- Campeonato Brasileiro Masculino Sub-20 Série B: Estreia da competição em 2025, substituindo o Campeonato Brasileiro de Aspirantes e ocorrendo juntamente com o Campeonato Brasileiro Masculino Sub-20 Série A.
- Campeonato Brasileiro Masculino Sub-17: Igualdade no formato de disputa com o Campeonato Brasileiro Masculino Sub-20 a partir de 2025, com todos os times se enfrentando em turno único.
- Copa do Brasil Masculina Sub-20: Aumento de participantes de 32 para 64 clubes a partir de 2026.
- Copa do Nordeste Masculina Sub-20: Retorno da competição em 2025.
- Campeonato Brasileiro Masculino Sub-15: Início da competição a partir de 2026.
Essas mudanças promovem um ambiente mais robusto e sustentável para o futebol de base, preparando-o para uma transição mais eficiente e fortalecendo a base do esporte em todo o território nacional.
Comentários Facebook