Bahia registra aumento de casos de coqueluche em 2024; surto é notificado em Teixeira de Freitas

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Aumento de Casos de Coqueluche na Bahia em 2024: Surto em Teixeira de Freitas

O ano de 2024 apresentou um crescimento significativo no número de casos de coqueluche na Bahia. De acordo com dados da Secretaria de Saúde do Estado, foram notificadas 311 ocorrências suspeitas, com 84 confirmações, incluindo o trágico falecimento de uma bebê de 9 meses em novembro, o primeiro óbito registrado em 5 anos no estado.

Esse número é expressivamente superior a 2023, quando foram registrados 68 casos suspeitos, com apenas duas confirmações. A cidade de Teixeira de Freitas enfrenta um surto da doença, com 44% dos casos confirmados no último ano.

Outros casos foram notificados em Salvador e Feira de Santana (ambas com 13 casos confirmados), Medeiros Neto (três casos), Bom Jesus da Lapa, Mucuri, Porto Seguro, Prado (dois casos cada) e em diversas outras cidades com um caso cada. Até o dia 20 de janeiro, a Bahia já havia registrado dois novos casos da doença.

A vacinação é fundamental para prevenir a coqueluche, especialmente em crianças menores de 1 ano, que apresentam maior gravidade. A baixa cobertura vacinal, abaixo da meta de 95%, tem sido apontada como o principal motivo para o aumento de casos nos últimos anos.

A vacina contra a coqueluche está disponível no SUS e na rede privada. O esquema de imunização começa aos 2 meses de vida, com doses aos 4 e 6 meses, reforços entre 15 e 18 meses, 4 e 6 anos, 9 e 11 anos, além de novas doses na adolescência e vida adulta devido à proteção por 10 anos.

Ao surgirem sintomas como tosse seca seguida por guincho inspiratório, dificuldade para respirar e congestão facial, é vital procurar ajuda médica para diagnóstico e tratamento adequados. Ações de suporte, como hidratação e controle da febre, auxiliam na redução da gravidade dos sintomas da coqueluche, uma infecção respiratória causada pela bactéria Bordetella pertussis.

Chamado à Ação: A prevenção é a melhor forma de combater a coqueluche. Verifique a situação vacinal, siga o calendário de imunização e busque orientação médica em caso de sintomas suspeitos.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ataque a tiros deixa homem morto e quatro feridos em Jequié; crianças e ex-jogador estão entre atingidos

Um jovem morreu durante um ataque a tiros na tarde deste domingo (22) em Jequié, no Sudoeste baiano, em uma praça no bairro...

Engavetamento com 13 veículos deixa seis feridos e interdita trecho da BR-324 em Simões Filho

Um acidente envolvendo 13 veículos deixou seis pessoas feridas neste domingo (22) em um trecho da BR-324 de Simões Filho, na Região Metropolitana de...

Fortes chuvas adiam início de aulas em Ribeira do Amparo

O início das aulas da rede municipal de Ribeira do Amparo, na divisa da Bahia com Sergipe, foi adiado após fortes chuvas atingirem o...