ONU remaneja verba, e agência para migrantes volta a atuar no Brasil

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A OIM, agência da ONU para migrantes, retomou parcialmente suas atividades no Brasil após cortes do governo de Donald Trump. Graças a um remanejamento de verba, a organização conseguiu retomar a Operação Acolhida em Roraima, auxiliando os imigrantes venezuelanos que chegam diariamente.

As ações da OIM nos abrigos, na documentação e regularização migratória, assim como na assistência à interiorização dos imigrantes, estão em pleno funcionamento. O objetivo é garantir uma migração digna e humanizada, beneficiando tanto os migrantes quanto a sociedade receptora.

Após a suspensão temporária dos fundos de assistência humanitária vindos do Escritório de Refugiados e Imigrantes e da Usaid, a OIM teve que recorrer a outras fontes de financiamento para manter suas operações no Brasil. Essa ação também possibilitou que a organização retomasse projetos em países como México, Guatemala, Honduras e Panamá, contribuindo para auxiliar imigrantes a retornarem voluntariamente a seus países de origem.

Enquanto isso, o Brasil continua a receber mais de 400 imigrantes venezuelanos por dia em Pacaraima, cidade na fronteira com a Venezuela, que buscam se estabelecer no país.

Com essas medidas, a OIM reforça seu compromisso em auxiliar e proteger pessoas em movimento, mesmo diante dos desafios enfrentados pela pandemia e mudanças nas políticas de ajuda humanitária.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mercosul e União Europeia firmam acordo de livre comércio após 25 anos de negociações

Mercosul e União Europeia assinam neste sábado, em Assunção, o acordo de livre comércio após 25 anos de negociações, em cerimônia no Gran...

María Corina Machado diz que Venezuela já iniciou ‘uma verdadeira transição para a democracia’

Maria Corina Machado, líder da oposição venezuelana, foi anunciada vencedora do Prêmio Nobel da Paz de 2025 pelo Comitê Nobel Norueguês em 10...

UE e Brasil avançam nas negociações para explorar minerais críticos, diz von der Leyen

Ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Ursula von der Leyen afirmou nesta sexta-feira, 16 de janeiro de 2026, que a...