Governo reforça chegada humanizada de brasileiros deportados dos EUA

Publicado:

Em uma entrevista exclusiva ao Metrópoles, Janine Mello, secretária-executiva do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), detalhou a experiência de recepção dos brasileiros deportados dos Estados Unidos (EUA).

A chegada do segundo voo com os brasileiros repatriados ocorreu na tarde da última sexta-feira (7/2) no aeroporto de Fortaleza (CE) e seguiu para Confins (MG) em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB). Diferentemente da primeira vez, o governo federal coordenou a operação para que algemas e correntes fossem removidas ainda dentro do avião. “Todos desembarcaram sem algemas, foi uma situação muito mais tranquila”, afirmou Janine Mello.

imagem colorida. Janine Mello
Janine Mello – Metrópoles

Janine Mello esteve presente no desembarque dos deportados e destacou que uma estrutura de apoio, incluindo alimentação e atendimento médico, já estava disponível assim que os brasileiros saíram do avião. Em comparação com a primeira chegada, a representante do MDHC enfatizou que a recepção desta sexta-feira foi mais humanizada.

“Fomos um pouco surpreendidos. Na primeira vez, tudo aconteceu mais rapidamente. Desta vez, tivemos a oportunidade de recepcionar, removendo as algemas, o que tornou tudo mais tranquilo. Houve uma atuação conjunta de diferentes ministérios, incluindo o Ministério das Relações Exteriores (MRE), Ministério da Defesa, Ministério da Justiça, Ministério dos Direitos Humanos, Saúde e Desenvolvimento”, explicou.

“Estávamos com uma equipe considerável lá para garantir o atendimento a todos. Na chegada anterior, também houve atendimento, mas fomos pegos de surpresa, especialmente com o fato de desembarcarem algemados. Isso realmente foi inesperado”, complementou.

Janine reiterou o compromisso do governo em oferecer um acolhimento humanizado tanto em Fortaleza quanto em Belo Horizonte. “Nossa intenção é receber essas pessoas de volta ao território brasileiro, proporcionando condições para que possam retornar aos seus locais de origem com segurança, dignidade e tranquilidade”, ressaltou.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Pedido de prisão de MC Poze do Rodo após acusação de tortura é negado

A recente decisão judicial negou o pedido de prisão de Marlon Brendon Coelho Couto da Silva, popularmente conhecido como MC Poze do Rodo,...

Piloto morre durante treino em etapa brasileira do Motovelocidade em Minas Gerais

Uma tragédia abalou o mundo do motociclismo neste sábado (2) em Curvelo, Minas Gerais. O piloto Per Cunha, de 36 anos, perdeu a...

Mulher trans é encontrada morta com mãos amarradas em Salvador

Na manhã de um sábado trágico em Salvador, a comunidade do Engenho Velho da Brotas foi diretamente impactada ao encontrar o corpo de...