Artistas do Super Bowl: Visibilidade e Impacto
Kendrick Lamar será a grande atração do show do intervalo do Super Bowl, um dos eventos mais vistos mundialmente. Com uma audiência estrondosa, é natural questionar quais são os ganhos financeiros desses artistas renomados.
Para surpresa de muitos, a resposta é surpreendente: os artistas não são pagos pelo show. A NFL assume todos os gastos, desde viagens até produção de palco. A visibilidade gerada durante o evento se traduz em aumento de vendas de ingressos e streaming de músicas, beneficiando indiretamente os cantores.
Em 2020, o show de Jennifer Lopez e Shakira teve um custo de produção de 13 milhões de dólares. Apesar disso, nenhum artista recebe cachê pelo Super Bowl, seguindo uma política da NFL.
A decisão dos músicos em se apresentar sem remuneração direta é estratégica. Os streams de suas músicas aumentam exponencialmente após o evento. Shakira e Jennifer Lopez, por exemplo, tiveram crescimentos de 230% e 335% respectivamente em streaming após o Super Bowl de 2020.
Justin Timberlake, em 2018, experimentou um aumento de 534% nas vendas de suas músicas após o show. O álbum de Bruno Mars, Unorthodox Jukebox, subiu 92% nas paradas após sua apresentação em 2014.
Os artistas que se apresentam no hino nacional no início do Super Bowl também não recebem pagamento. A valorização vem da exposição e do impacto nos charts musicais pós-evento, evidenciando o poderoso alcance do Super Bowl para os músicos.
E você, qual foi sua apresentação favorita no Super Bowl?
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