Vídeo: peixe-diabo negro é visto pela primeira vez em águas rasas

Publicado:

Recentemente, pesquisadores de uma ONG nas Ilhas Canárias, na Espanha, tiveram uma grande surpresa ao registrar a presença do peixe-diabo negro em águas rasas a cerca de 2 km da costa de Tenerife. O avistamento histórico ocorreu em 26 de janeiro e foi compartilhado nas redes sociais poucos dias depois.

O peixe-diabo negro, da espécie Melanocetus johnsonii, normalmente habita profundezas entre 200 e 2 mil metros em mares tropicais e subtropicais ao redor do mundo. A presença deste animal nas proximidades da costa chamou a atenção de David Jara Boguñá, fotógrafo de vida marinha, e dos biólogos marinhos Laia Valor, Marc Martín e Antonio Sabuco, que estavam retornando de uma expedição de pesquisa sobre tubarões.

Foto colorida de um peixe 'diabo negro' - Metrópoles
Peixe-diabo negro nadando na superfície da costa de Tenerife, na Espanha

Esse avistamento é considerado um marco histórico, uma vez que registros anteriores deste peixe eram limitados a larvas, exemplares mortos ou imagens capturadas por submarinos. Esta pode ser a primeira vez que um exemplar adulto, vivo e à luz do dia, foi observado na superfície do oceano.

“Um peixe lendário que poucas pessoas tiveram o privilégio de ver vivo. Seu gênero Melanocetus significa literalmente ‘monstro marinho negro’, um nome que não é surpreendente, dadas essas imagens”, celebrou David Jara na legenda da publicação.

Apesar de intrigante, a razão pela qual o peixe-diabo negro estava em águas tão rasas permanece incerta. David Jara especula que pode ser devido a uma série de fatores, como doença, corrente ascendente, fuga de predadores, entre outros.

Os pesquisadores decidiram coletar o animal para estudo e o transportaram para o Museu de Natureza e Arqueologia (MUNA), em Santa Cruz de Tenerife, após perceber que ele não sobreviveria na superfície. Este peixe possui uma relevância cultural, sendo destacado no filme “Procurando Nemo”, da Pixar, como um predador feroz, com uma aparência intimidadora e um iluminador bioluminescente na cabeça.

A descoberta do peixe-diabo negro em águas rasas destaca a importância da preservação marinha e revela a fascinante diversidade de vida nos oceanos.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ceará registra 1º caso de gripe aviária com foco em aves domésticas

O Ceará acaba de registrar seu primeiro caso de gripe aviária do tipo H5N1 em aves domésticas, especificamente em uma criação de subsistência...

Christiane Torloni critica projeto que altera licenciamento ambiental

Neste último sábado, Christiane Torloni expressou sua profunda indignação através de um vídeo nas redes sociais. A atriz e ativista criticou com veemência...

Polícia prende autor de homicídio de idosa em Jiquiriçá

Na tranquilidade da Rua do Buraco Quente, em Jiquiriçá, o dia 11 de junho se transformou em um verdadeiro pesadelo. Durante uma festa...