Ministro da Saúde anuncia redução de intervalo para dose de reforço contra covid-19 de cinco para quatro meses

Publicado:

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou neste sábado (18) a redução do intervalo mínimo necessário para a aplicação da vacina de reforço contra a Covid. O prazo passará de cinco para quatro meses a partir da segunda dose (ou da dose única, para quem tomou a vacina da Janssen).

“Para ampliar a proteção contra a variante ??micron vamos reduzir o intervalo de aplicação da 3ª dose de cinco para quatro meses. A dose de reforço é fundamental para frear o avanço de novas variantes e reduzir hospitalizações e óbitos, em especial em grupos de risco”, escreveu o ministro em uma rede social.

Ainda de acordo com a postagem, a portaria oficializando a mudança será publicada na próxima segunda (20). “Informe-se sobre o calendário vacinal de seu município e veja se já chegou a sua vez”, diz Queiroga no post.

Em estados como São Paulo e Minas Gerais, os governos locais já tinham feito a mesma redução de prazo para a aplicação do reforço vacinal. Os gestores também justificaram as medidas pelo risco de avanço da variante ômicron, mais transmissível.

Até meados de novembro, o intervalo definido pelo Ministério da Saúde para a aplicação do reforço era de seis meses, e a dose era recomendada apenas para idosos e profissionais de saúde.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Reservatórios da Grande São Paulo têm menor nível para setembro desde 2015

Os reservatórios da Região Metropolitana de São Paulo estão enfrentando o menor nível para setembro desde 2015, segundo a Sabesp. O volume armazenado...

Ato contra PEC da Blindagem e anistia leva 42,4 mil pessoas à Avenida Paulista

No último domingo, 21 de setembro, a Avenida Paulista foi palco de uma grande manifestação contra a PEC da Blindagem e o Projeto...

Defesa Civil de SP emite alerta para tempestades e ventos fortes

A Defesa Civil de São Paulo lançou um alerta importante sobre a previsão de tempestades e ventos fortes que devem atingir várias regiões...