Senatran autoriza implantação de motofaixas em Salvador

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) concedeu autorização, nesta quarta-feira (12), para a instalação de motofaixas em Salvador. A solicitação partiu da Prefeitura local, através da Superintendência de Trânsito (Transalvador), que apresentou estudos que atestam a pertinência e factibilidade do projeto.

Salvador torna-se a terceira capital do Brasil a obter autorização da Senatran para implementar esse espaço exclusivo para motociclistas. A permissão foi oficializada pela Portaria nº 112, do Ministério dos Transportes, publicada também nesta quarta-feira (12). Reconhecida por sua eficácia na redução de acidentes, a primeira motofaixa da cidade será instalada na Av. Mário Leal Ferreira, popularmente conhecida como Av. Bonocô.

“A criação da motofaixa será um avanço significativo para fortalecer a segurança viária, sobretudo para os motociclistas. Com a aprovação da Senatran, estima-se que a motofaixa na Av. Bonocô esteja operando em aproximadamente um mês. Planejamos expandir essa iniciativa para outras vias da cidade”, destaca Decio Martins, superintendente de trânsito de Salvador.

A motofaixa possibilitará a demarcação da pista por meio de pintura no asfalto, proporcionando maior disciplina e segurança aos motociclistas, sem interferir na dinâmica atual da via. Mesmo com um espaço reservado, os condutores de moto devem respeitar os limites de velocidade estabelecidos.

De acordo com dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-Ba), nos últimos cinco anos, a frota de motocicletas em Salvador aumentou de 160.792 em 2020 para 215.393 emplacamentos. Isso representa um crescimento de 33% nesse meio de transporte, sem incluir as motos de outras cidades que circulam na região.

Esse aumento também refletiu no número de acidentes. Apenas em 2024, a Transalvador registrou 3.063 incidentes envolvendo motocicletas na cidade, resultando na morte de 84 pessoas, sendo a maioria delas os próprios motociclistas (61 mortes). Em comparação com o total de mortes no trânsito em 2024 (142 mortes), 59% decorreram de acidentes envolvendo motocicletas.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Justiça Federal determina que OMB se retrate após divulgar competência para conceder títulos de especialidade médica

A 2ª Vara Federal de Florianópolis entendeu que a Ordem Médica Brasileira (OMB) não possui competência para concessão de títulos de especialidade médica. A...

GDF manda projeto à CLDF para capitalizar BRB e oferece 12 imóveis em garantia

O Governo do Distrito Federal (GDF) enviou, na noite desta sexta-feira (20/2), um projeto de lei à Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) que...

STF homologa acordo que redefine regras para fornecimento de medicamentos oncológicos pelo SUS

O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou por unanimidade, nesta quinta-feira (19), um acordo entre União, estados e municípios que estabelece novos critérios...