Após uma inspeção que revelou irregularidades em uma clínica de hemodiálise em Cruz das Almas, no Recôncavo, aproximadamente 160 pacientes estão sendo avaliados para transferência para outras unidades de saúde. A clínica em questão é gerida pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar (IBDAH) e foi alvo de apontamentos sobre falta de insumos para terapias renais substitutivas, questões trabalhistas e descumprimento de normas sanitárias e regulatórias.
Diante da gravidade das constatações, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) está coordenando a realocação dos 160 pacientes para garantir a continuidade do tratamento. A clínica em Cruz das Almas atende nove municípios da região, sendo a única referência local para esse tipo de tratamento. Por conseguinte, a transferência se tornou imperativa.
Unidades de saúde em Santo Estêvão e Santo Amaro foram identificadas como opções viáveis para acolher os pacientes. A Sesab está trabalhando em conjunto com os municípios e provedores de serviço para assegurar que a redistribuição seja feita de forma integrada e sem prejuízos ao atendimento dos pacientes.
A prioridade é garantir que os pacientes recebam a devida assistência, mesmo diante das circunstâncias adversas encontradas na clínica de hemodiálise inspecionada.
Comentários Facebook