Síndrome respiratória: casos graves aumentam com volta às aulas

Publicado:

Ao retornarem às aulas no início de fevereiro, houve um aumento significativo nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) entre os dias 2 e 8, de acordo com o Boletim InfoGripe da Fiocruz. Esse aumento está diretamente ligado à maior circulação do vírus entre os jovens, especialmente na faixa etária dos 5 aos 14 anos, devido ao retorno às salas de aula. O convívio prolongado em ambientes fechados favorece a transmissão de vírus respiratórios.

Os estados de Goiás e do Distrito Federal apresentaram o maior aumento de casos de SRAG. Contrariamente, os estados do Sul, Sudeste e Nordeste mantêm os casos em baixa, de acordo com o InfoGripe.

A Covid-19 continua sendo o principal agente causador de agravos respiratórios, afetando principalmente idosos, grupos com comorbidades e crianças pequenas. Para prevenir casos de SRAG, Tatiana Portella, pesquisadora do Programa de Computação Científica da Fiocruz e do Boletim InfoGripe, destaca a importância da vacinação.

“É fundamental que a população esteja com a vacinação em dia para evitar complicações graves. Além disso, recomenda-se o uso de máscaras em ambientes fechados e nos postos de saúde, especialmente para aqueles que residem em estados com aumento de casos de SRAG por Covid-19”.

Mortes ainda estão sendo causadas pela Covid-19

Vírus respiratórios podem levar à morte, por isso cuidados são essenciais ao apresentar sintomas gripais como coriza, tosse ou febre. É importante permanecer em isolamento domiciliar até a completa recuperação, prevenindo a transmissão do vírus, seja entre alunos na escola ou outras pessoas na comunidade. Caso seja necessário sair, o uso de máscara é imprescindível.

Entre as mortes relacionadas a vírus respiratórios, a Covid-19 ainda lidera, sendo responsável por 52,3% nos últimos quatro períodos epidemiológicos.

Pixel Brasil 61

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Quais são os sintomas físicos da ansiedade?

Neste episódio, a Psiquiatra Dra. Karina Abunasser Pereira Leite (CRM: 112.075/ SP | RQE: 56.082) explica quais são os sintomas físicos da ansiedade

Indústria brasileira terá programa nacional para cuidar da saúde mental dos trabalhadores

Parceria entre SESI e Ministério da Saúde inclui pesquisa inédita e sete eixos de ação, do combate a arboviroses à prevenção da depressão

“Quem tem Chagas, tem pressa”: projeto busca tratar pacientes mais perto de casa

Iniciativa aproxima diagnóstico e tratamento para pacientes contaminados com a doença de Chagas, com testes rápidos e atenção primária