A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) divulgou no Diário Oficial do Estado (DOE) o edital com os critérios e procedimentos para o processo seletivo do programa Mais Estudo. O objetivo é envolver estudantes do Ensino Fundamental (8º e 9º ano), do Ensino Médio e da Educação Profissional da rede estadual como monitores em atividades de auxílio e reforço de aprendizagem, especialmente em Língua Portuguesa, Matemática, Biologia e Iniciação Científica.
O investimento para as bolsas-auxílio será proveniente do Fundo de Combate à Pobreza (Funcep) e recursos da SEC, totalizando 52 mil vagas distribuídas nas unidades escolares dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE). Prioritariamente, a monitoria será para Língua Portuguesa e Matemática, fundamentais para a base de aprendizagem.
O cronograma da seleção será divulgado com antecedência de 30 dias da inscrição, conforme previsto na Lei nº 14.306/2021. Para se candidatar, os estudantes precisam estar matriculados na rede estadual em 2025, possuir CPF e ter média igual ou superior a 8,0 no componente curricular desejado no ano anterior. As unidades escolares interessadas devem seguir as orientações no Sistema de Gestão do Mais Estudo no Portal da Educação (www.educacaobahia.com.br).
O programa Mais Estudo busca promover o acesso, a permanência dos estudantes, combater a evasão escolar e estimular o desempenho e o protagonismo estudantil, além de contribuir para a transversalidade entre os componentes curriculares. Dessa forma, a SEC busca aprimorar o processo de aprendizagem, em cooperação entre docentes, gestores, estudantes e a comunidade escolar.
Comentários Facebook