STF considera constitucional emenda que alterou regras de aposentadoria dos magistrados

Publicado:

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, através de Recurso Extraordinário da União, que a Emenda Constitucional 20/98, que alterou as regras de aposentadoria dos magistrados, é constitucional. A emenda estabeleceu uma idade mínima de 60 anos para homens e 55 para mulheres, além do tempo de contribuição, eliminando a aposentadoria proporcional por tempo de serviço.

O STF considerou que a emenda, ao enquadrar os magistrados no regime previdenciário previsto na Constituição Federal, não viola a separação de poderes nem apresenta vício de iniciativa. A mudança do regime previdenciário dos magistrados foi parte de uma reforma mais ampla no setor público, sem impactar a jurisdição ou a estrutura da magistratura.

De acordo com a decisão, relatada pelo Ministro Luiz Fux, as mudanças feitas durante a tramitação da PEC não alteraram substancialmente a norma original. O texto final da proposta, que aplicava aos magistrados o regime de aposentadoria dos servidores públicos, foi mantido após as votações.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

GO: pai é preso por sequestrar e ameaçar de morte o filho de 10 anos

Goiânia – Um caso alarmante ocorreu em Itumbiara, no sul de Goiás, onde um homem foi preso após sequestrar o próprio filho, de...

Maurício Brito, Procurador-Chefe do MPT-BA, recebe Comenda Ministro Coqueijo Costa do TRT-BA

Maurício Brito, procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho na Bahia (MPT-BA), será agraciado com a Comenda Ministro...