STF considera constitucional emenda que alterou regras de aposentadoria dos magistrados

Publicado:

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, através de Recurso Extraordinário da União, que a Emenda Constitucional 20/98, que alterou as regras de aposentadoria dos magistrados, é constitucional. A emenda estabeleceu uma idade mínima de 60 anos para homens e 55 para mulheres, além do tempo de contribuição, eliminando a aposentadoria proporcional por tempo de serviço.

O STF considerou que a emenda, ao enquadrar os magistrados no regime previdenciário previsto na Constituição Federal, não viola a separação de poderes nem apresenta vício de iniciativa. A mudança do regime previdenciário dos magistrados foi parte de uma reforma mais ampla no setor público, sem impactar a jurisdição ou a estrutura da magistratura.

De acordo com a decisão, relatada pelo Ministro Luiz Fux, as mudanças feitas durante a tramitação da PEC não alteraram substancialmente a norma original. O texto final da proposta, que aplicava aos magistrados o regime de aposentadoria dos servidores públicos, foi mantido após as votações.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Quem é o padre processado pela família Gil por debochar de Preta Gil

O padre Danilo César, de 32 anos, se tornou um assunto...

Psiquiatra é stalkeada por ex-paciente: “Delirou que tínhamos relação”

O número de casos de perseguição no Distrito Federal aumentou 24,8% em 2025, segundo dados da Polícia Civil. Foram registrados 2.904 casos até...

Salvador Shopping ajuíza ação de despejo contra Casas Bahia por falta de pagamento

O Salvador Shopping S/A moveu uma ação de despejo contra a Via Varejo S/A, responsável pelas lojas Casas Bahia, devido à falta de...