A urgência para votação do projeto que propõe a criação do Dia Nacional da Axé Music foi aprovada durante a sessão plenária desta terça-feira (18) na Câmara dos Deputados. O projeto, de autoria da deputada Lídice da Mata (PSB-BA), propõe que o dia 17 de fevereiro seja estabelecido como o Dia da Axé Music, data que marca o lançamento da música “Fricote”, de Luiz Caldas, que representou o início do movimento musical e cultural do Axé.
A Axé Music é reconhecida por sua mistura de diversos elementos musicais, como samba, reggae, rock e influências africanas, revelando artistas renomados como Ivete Sangalo, Daniela Mercury e Carlinhos Brown. Completando 40 anos nesta segunda-feira, dia 17 de fevereiro, o movimento musical é enaltecido pelo deputado Daniel Almeida (PCdoB), relator do projeto, que ressalta a importância de preservar e valorizar a Axé Music como uma expressão cultural fundamental e um símbolo de identidade e resistência cultural da Bahia.
Em conversa com o Bahia Notícias, a deputada Lídice da Mata destacou o impacto da Axé Music como um fenômeno que impulsionou artistas baianos para o cenário nacional e internacional.
O deputado Daniel Almeida reforçou a relevância de instituir o Dia da Axé Music como forma de reconhecimento nacional a essa expressão artística e cultural nascida na Bahia, pontuando a importância econômica da Axé Music para o Carnaval e para a economia do estado, gerando empregos e movimentando a indústria de entretenimento.

Facebook Comments