A Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) destaca a importância da prevenção da dengue durante o Carnaval. O movimento intenso de pessoas durante o feriado pode resultar em um aumento dos casos da doença e na disseminação do vírus para áreas onde a transmissão ainda está sob controle.
De acordo com a Abramed, os números referentes à dengue em janeiro de 2025 são os mais altos desde outubro de 2024. Nas semanas de 19/01 a 01/02 de 2025, a taxa de positividade atingiu 19,3%, o maior índice desde o mencionado mês do ano anterior.
Embora a taxa de positividade tenha diminuído para 22,7% na terceira semana de janeiro de 2025 e para 19,3% nas semanas seguintes, a Abramed alerta que o índice ainda é elevado.
“A média móvel da positividade, quando comparada com as últimas cinco semanas, confirma a tendência de aumento nos casos, abrangendo todas as semanas de janeiro”, destaca a associação.
Cuidados no Carnaval
No período do Carnaval, milhões de pessoas viajam para diversas cidades e estados para participar de eventos festivos. Esse deslocamento, segundo a Abramed, não apenas facilita a propagação do vírus da dengue em áreas de controle, mas também possibilita que pessoas infectadas, porém assintomáticas, contribuam para a disseminação da doença.
Os fatores como o clima quente do verão e a alta incidência de chuvas durante o Carnaval criam condições ideais para a reprodução do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti.
A entidade ressalta ainda a preocupação com o contato próximo entre as pessoas durante o Carnaval, que pode favorecer a propagação da doença.
Panorama Epidemiológico da Dengue
De acordo com dados do Painel de Monitoramento das Arboviroses até 15/02, atualizados em 21/02, o Brasil já registrou 365.456 casos prováveis de dengue em 2025. Até o momento, ocorreram 160 óbitos confirmados pela doença, com 387 mortes em fase de investigação.
O estado de São Paulo lidera em número de casos e de mortes por dengue, com 232.543 registros da doença e 125 mortes relatadas até o momento em 2025.
Comentários Facebook