MP-BA denuncia Binho Galinha e oficial da PM por lavagem de dinheiro na Operação El Patrón

Publicado:

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) denunciou o deputado estadual Kléber Cristian Escolano de Almeida, conhecido como Binho Galinha (PRD), e o tenente-coronel da Polícia Militar José Hildon Brandão por envolvimento em um esquema de lavagem de dinheiro. Binho Galinha é apontado como líder de um grupo miliciano atuante em Feira de Santana. A denúncia foi realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco).

Na ação, o MP-BA solicitou à Justiça a manutenção do afastamento cautelar do tenente-coronel de suas funções na PM, além da indisponibilidade de bens dos acusados para garantir a futura reparação dos danos causados. Segundo os promotores do Gaeco, os investigados teriam ocultado a origem ilícita de um lote em Feira de Santana. O imóvel teria sido adquirido com recursos provenientes das atividades criminosas lideradas pelo deputado, e a transação teria sido feita em setembro de 2022, mediante pagamento em dinheiro vivo e sem documentação comprobatória da propriedade anterior.

De acordo com a denúncia, o tenente-coronel teria facilitado a transação ao aceitar o pagamento em espécie, dificultando o rastreamento do dinheiro e a verificação do valor real da compra. Além do terreno, a investigação identificou outro caso de lavagem de dinheiro relacionado ao oficial da PM: a aquisição de um veículo em janeiro de 2023, com parte do pagamento também efetuado em dinheiro vivo, sem comprovação da origem dos recursos.

O deputado estadual é acusado de liderar uma organização criminosa por mais de uma década, envolvida em atividades como agiotagem, receptação qualificada e jogo do bicho. Já o tenente-coronel teria trabalhado para ocultar o patrimônio ilícito do grupo.

Na Operação El Patrón, foram realizadas dez prisões preventivas e 33 buscas e apreensões, resultando no confisco de propriedades urbanas e rurais, bem como na suspensão das atividades de seis empresas. No total, 15 pessoas já foram denunciadas pelo MP-BA no decorrer das investigações.

Essa denúncia é mais um desdobramento da Operação El Patrón, iniciada em dezembro de 2023 pelo MP-BA, Polícia Federal, Receita Federal e pela Força Correcional Especial Integrada (Force) da Secretaria de Segurança Pública (SSP). A operação visa desmantelar esquemas criminosos como lavagem de dinheiro, extorsão e exploração do jogo do bicho na região.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Polícia Civil deflagra Operação Vale das Sombras para investigar desaparecimento de três jovens em Anguera

Na madrugada desta terça-feira (14), a Polícia Civil da Bahia deu início à Operação Vale das Sombras. O objetivo é cumprir mandados de...

Jovem é morto a tiros dentro de loja de açaí em distrito de Porto Seguro

Um jovem de 19 anos foi assassinado a tiros em uma loja de açaí na tarde deste domingo (12) em Porto Seguro, na...

VÍDEO: Air France mantém passageiros dentro de avião por 7 horas e cancela voo de Paris para Salvador

A Air France passou por uma situação complicada ao cancelar um voo que faria a rota Paris-Salvador, após manter cerca de 300 passageiros...