MP-BA instaura procedimento para apurar suposto ato de transfobia do bloco Filhos de Gandhy

Publicado:

O Ministério Público da Bahia abriu um procedimento para apurar um possível ato discriminatório relacionado a pessoas trans no estatuto social do bloco Filhos de Gandhy, em Salvador. A agremiação foi notificada para prestar esclarecimentos e aguarda-se resposta para a tomada das medidas necessárias.

O bloco gerou polêmica ao vetar a participação de homens trans em seu desfile, conforme uma cláusula do estatuto social. Em comunicado nas redes sociais, o afoxé citou o artigo que restringia o acesso apenas a homens cisgêneros, levantando debates sobre inclusão e respeito.

Após a repercussão negativa, o Filhos de Gandhy removeu a referência ao termo “cisgênero” do aviso, limitando apenas à expressão “sexo masculino”. O grupo anunciou a realização de uma assembleia geral para discutir possíveis mudanças estatutárias.

Mesmo com a alteração, o Ministério Público da Bahia reiterou a continuidade do procedimento para apuração do caso.

Veja a nota na íntegra:

O Afoxé Filhos de Gandhy, ao longo de seus 76 anos de história, sempre defendeu a paz, o respeito e a tradição. Seu estatuto reflete os valores da irmandade, que preserva sua identidade cultural e religiosa.

Tradicionalmente formado por pessoas do sexo masculino, o Afoxé Filhos de Gandhy sempre acolheu indivíduos de diversas origens, respeitando a diversidade humana em sua totalidade.

Reconhecendo a evolução da sociedade e a importância dos debates sobre inclusão, o afoxé retirou o termo “cisgênero” e promete discutir o tema em uma futura assembleia geral.

Ajude a promover a inclusão e o respeito. Compartilhe essa mensagem e contribua para um diálogo mais acolhedor e diverso.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mais de 10 unidades de PMs de Salvador e RM passam a utilizar câmeras corporais

A partir desta sexta-feira (8), mais de dez unidades da Polícia Militar de Salvador e Região Metropolitana começam a utilizar as Câmeras Corporais...

Homem condenado por armar bomba no aeroporto está foragido há 45 dias

George Washington de Oliveira Sousa, de 57 anos, está foragido há 45 dias após ser condenado, em maio de 2023, por uma tentativa...

Itamaraju: PM recupera moto roubada e prende suspeitos de assalto a correspondente bancário

Na tarde de quinta-feira, 07 de agosto, a equipe do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) da 43ª Companhia Independente de Polícia Militar...