CBF responde a Ronaldo após crítica do ex-jogador sobre eleição na entidade

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) emitiu uma resposta a Ronaldo, futuro candidato à presidência da entidade. A CBF reafirmou que seu modelo eleitoral é “transparente e democrático”, em resposta às críticas do ex-atleta sobre a falta de clareza e segurança jurídica no processo de escolha de novos dirigentes. A entidade afirmou que a governança da CBF segue um modelo transparente e democrático, permitindo que interessados em contribuir para o desenvolvimento do futebol brasileiro o façam de forma legítima, respeitando os trâmites estabelecidos.
A federação enfatizou que o processo eleitoral “segue critérios objetivos e bem definidos, garantindo que qualquer pessoa que atenda aos requisitos formais possa apresentar sua candidatura”. Ronaldo destacou a questão do controle do presidente em exercício sobre o processo, o que, segundo ele, prejudica a concorrência justa. Ele apontou que o atual modelo não contribui para a integridade do pleito, dificultando a possibilidade de candidaturas alternativas.
A CBF esclareceu que a organização das eleições é responsabilidade de uma Comissão Eleitoral, assegurando o cumprimento das normas do estatuto. Além disso, a entidade mencionou que a supervisão das eleições é feita pela Fifa e pela Conmebol, destacando que seu estatuto foi revisado e aprovado por essas entidades, bem como pelas federações estaduais. Entretanto, a confederação não atendeu ao pedido de Ronaldo para antecipar a data da eleição em um mês.
Por fim, a CBF se colocou à disposição para fornecer mais esclarecimentos, reiterando sua abertura ao diálogo com o intuito de fortalecer o futebol brasileiro e promover um ambiente colaborativo para todos os envolvidos.
Comentários Facebook