A Embasa descobriu neste mês 32 ligações clandestinas de água em um condomínio de alto padrão em Barra do Jacuípe, no litoral de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Esses desvios correspondem a um total de 480 mil litros de água mensais. Além disso, 13 ligações irregulares que abasteciam propriedades de forma ilegal foram regularizadas pela Embasa.
Essas ações estão inseridas na Operação Carnaval 2025. De acordo com o gerente regional de Camaçari, Laesandro Araújo, “o roubo de água prejudica o abastecimento daqueles que pagam suas contas em dia, uma vez que o volume planejado pela Embasa destina-se às propriedades com ligações devidamente registradas na empresa e cujo consumo pode ser medido. As ligações clandestinas também expõem a água distribuída pela rede a contaminantes externos, colocando em risco a saúde das pessoas”, declarou.
Gatos de água são considerados crimes contra o patrimônio e estão sujeitos a multas, com pena prevista de um a quatro anos de prisão, de acordo com o artigo 155 do Código Penal. A Embasa destaca que a população pode reportar furtos de água ou ligações clandestinas através do 0800 0555 195 ou por meio do Atendimento Virtual (site ou aplicativo) e não precisa se identificar.
Comentários Facebook