Prefeito delegado é o primeiro de SP a ter Polícia Municipal legalizada

Publicado:

Logo após decisão do STF quanto às novas atribuições da Guarda Civil no País, Eduardo Boigues, do PL, encaminhou projeto de lei à Câmara; aprovação unânime aconteceu nessa terça-feira (25/2), fazendo com que Itaquaquecetuba-SP largasse à frente até mesmo da capital paulista
Itaquaquecetuba-SP elevou a categoria da sua guarda à Polícia Municipal. Com isso, a cidade segue, em tempo recorde, a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que autoriza os agentes a realizar ações de segurança urbana.
Tão logo saiu a deliberação por parte da Alta Corte, o prefeito de Itaquá, Delegado Eduardo Boigues, do PL, encaminhou projeto de lei à Câmara, que, por unanimidade, aprovou a mudança na sessão dessa terça-feira (25/2). Nesta quarta (26/2), o Diário Oficial (DO) do Município publicou a lei complementar 403, sancionada pelo liberal.
A partir de então, os agentes municipais de Itaquá estarão credenciados para o patrulhamento comunitário e blitze, para intervirem diretamente em crimes e para fazerem prisão em flagrante. Sem o resguardo jurídico, a corporação estava restrita à proteção patrimonial e à ronda preventiva – o que muda, agora, com as novas normas do STF.
Boigues é formado em Direito e foi admitido no concurso público para delegado de Polícia do Estado de São Paulo aos 24 anos. Com mais de 20 anos de atuação na área, disputou a eleição para prefeito de Itaquá em 2020 e foi eleito justamente com a bandeira da Segurança e a meta de reduzir os indicadores de criminalidade. No pleito de 2024, o liberal se reelegeu com 92,9% dos votos válidos, maior índice do Brasil entre colégios eleitorais com segundo turno.
Policia Municipal Legalizada em Itaquaquecetuba 3 1
Veículos padronizados da Guarda Municipal da cidade

“Nossa cidade era conhecida como uma terra sem lei. Investimos pesado na Guarda Civil Municipal (GCM), com equipamentos, nova sede e a reorganização da atuação dos agentes. Agora, avançamos mais um passo; estamos amparados pela lei. Nossos policiais municipais podem atuar de forma ostensiva no combate ao crime em Itaquaquecetuba”, destaca o delegado.

Boigues tem sido implacável, desde o primeiro mandato, em ações para aumentar a segurança dos cidadãos e combater a criminalidade. Entre as medidas adotadas pela administração nos últimos quatro anos estão a setorização da Segurança com grupos de atuação distinta, como a Guarda Ambiental; o aumento do efetivo de agentes nas ruas; além de reforço com a aquisição de equipamentos, como coletes à prova de balas e fuzis.
Linha dura
O prefeito também escolheu a dedo o comandante da GCM. Reconhecido, a exemplo de Boigues, por ser linha dura contra o crime, o tenente-coronel da Polícia Militar (PM) Anderson Caldeira segue à frente da recém-criada Polícia Municipal de Itaquá.
Ponto final no pancadão
A gestão do liberal também colocou um ponto final na perturbação do sossego da população com o “Tempestade” – um caminhão blindado da GCM que auxilia na dispersão de bailes funk e de pancadões nas ruas, ao lançar jatos d’água a longas distâncias.
Pioneirismo
Com a aprovação e a sanção da lei da Polícia Municipal, Itaquá sai à frente de municípios como Guarulhos, São Bernardo do Campo, Santos e até da capital paulista. Nesta última, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) anunciou que ainda deve enviar projeto de lei à Câmara, para ajustar a atuação de sua Guarda Civil Metropolitana (GCM).

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Paiva revela conversa com o Fortaleza enquanto treinador do Bahia

REENCONTRO Treinador Prepara Encontro com o Esquadrão de Aço no Campeonato Brasileiro Por Lucas Vilas Boas 18/07/2025 - 14:16 h Renato Paiva durante treino no Fortaleza -...

Murilo Huff pede auditoria das contas bancárias do filho com Marília

Murilo Huff está tomando medidas significativas em relação ao futuro financeiro de seu filho, Léo, fruto de seu relacionamento com a saudosa Marília...