SP: sensação térmica chega a quase 60°C perto do Carnaval. Veja fotos

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

São Paulo – Imagens registradas por uma câmera termogênica revelaram que a sensação térmica em pontos da cidade de São Paulo pode chegar a quase 60°C. As medições ocorreram em áreas estratégicas com grande concentração de blocos de Carnaval e alta movimentação de pessoas. No Largo da Batata, por exemplo, a sensação térmica atingiu 59,9°C em um dos dias analisados.

Já no Obelisco do Ibirapuera, a sensação térmica chegou a 59,4°C durante a medição realizada. Em contrapartida, a Avenida Sumaré, em uma região mais arborizada, apresentou uma temperatura um pouco mais branda, atingindo 47,1°C.

No centro da cidade, locais como a Praça da República, Praça Roosevelt, Theatro Municipal e Shopping Light registraram temperaturas extremamente elevadas durante a última terça-feira. A Praça da República foi onde se registrou a sensação térmica mais alta, chegando a 57,1°C.

Defesa Civil alerta para altas temperaturas no Carnaval

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta para altas temperaturas em todo o estado durante o Carnaval. O calor intenso está previsto para começar a partir desta sexta-feira, indo até a quarta-feira de cinzas. Embora haja previsão de calor intenso, não se descarta a possibilidade de pancadas de chuva isoladas, acompanhadas por raios, granizo e rajadas de vento.

Em algumas regiões do interior, como Presidente Prudente e Marília, os termômetros poderão atingir os 37°C. Na capital, São Paulo, a previsão indica temperaturas 3°C a 4°C acima da média climatológica em pelo menos um dos dias de festividades carnavalescas.

Cuidados para o Carnaval

Para aproveitar o Carnaval com segurança, a Defesa Civil recomenda o uso de protetor solar, roupas leves, chapéus e óculos escuros. Manter-se hidratado, mesmo sem sentir sede, é essencial. Além disso, é fundamental evitar a exposição direta ao sol entre 10h e 16h. Crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas necessitam de atenção especial, sendo aconselhável evitar o contato direto das patas de animais de estimação com o asfalto quente, proporcionando-lhes ambientes sombreados e bem arejados.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Com Bolsonaro internado, Michelle posta mensagens de Natal: “Tradição”

Resumo imediato: no Natal, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro enfatizou a tradição das mensagens de Natal enviadas por ela e pelo marido, Jair Bolsonaro,...

Deputados de SP aprovam apenas 14% dos projetos apresentados em 2025

A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou 203 projetos ao longo deste ano, representando 14% do total de propostas apresentadas em 2025,...

Servidor da CGU que agrediu mulher já ameaçou gerente de mercado no DF

Resumo dos fatos: Um auditor da Controladoria-Geral da União (CGU), David Cosac Júnior, 50 anos, foi flagrado em vídeo agredindo uma mulher e...