Líderes europeus se encontram no Reino Unido, reafirmam apoio à Ucrânia e discutem segurança do continente

Publicado:

Líderes europeus reafirmam apoio à Ucrânia e discutem segurança do continente em cúpula no Reino Unido

Em uma cúpula realizada em Londres, o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, destacou a importância de consolidar a segurança da Europa, reunindo líderes de quase 20 países e organizações aliadas da Ucrânia. O evento ocorreu em um momento crucial, logo após um intenso embate verbal entre Donald Trump e Volodymyr Zelensky na Casa Branca.

Durante a reunião, Starmer reafirmou o apoio à Ucrânia, garantindo que todos os presentes estão comprometidos em permanecer ao lado do povo ucraniano o tempo que for necessário. Além disso, destacou que o Reino Unido e a França estão colaborando com a Ucrânia em um plano para encerrar os combates no conflito com a Rússia, propondo discutir a iniciativa posteriormente com os Estados Unidos.

Líderes de diversos países europeus, incluindo França, Alemanha, Itália, Espanha, e outros, participaram do encontro, destacando o compromisso conjunto com a defesa da Ucrânia e a busca por uma paz duradoura no país. A reunião ocorre em meio a preocupações sobre negociações bilaterais entre Donald Trump e Vladimir Putin, que não envolveram a Ucrânia nem os líderes europeus.

O encontro em Londres antecede uma reunião em Bruxelas voltada para a questão ucraniana. Líderes como Emmanuel Macron, da França, e Donald Tusk, da Polônia, defendem investimentos substanciais para fortalecer a defesa do continente, ressaltando a importância de fortalecer a capacidade militar europeia.

Para apoiar a defesa da Ucrânia, o governo britânico anunciou um acordo de empréstimo significativo. Mark Rutte enfatizou a necessidade de um esforço conjunto de toda a Europa para apoiar o país. A cúpula também abordou os desafios da segurança europeia e os passos futuros para garantir um sistema de defesa robusto, diante de receios sobre uma possível retirada dos Estados Unidos de compromissos militares e nucleares com o continente.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Israel anuncia ‘pausa tática’ em partes de Gaza para permitir distribuição de ajuda

Neste domingo, 27 de julho de 2025, Israel anunciou uma "pausa tática" em suas operações militares em partes da Faixa de Gaza, com...

Presidente de Portugal pede ao Tribunal Constitucional que reveja endurecimento da política migratória

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, solicitou ao Tribunal Constitucional a revisão das novas medidas de rigidez na política migratória, especialmente...

Brasil deixa Aliança Internacional em Memória do Holocausto

O Brasil, sob a liderança do governo de Luis Inácio Lula da Silva, anunciou sua saída da Aliança Internacional para a Memória do...