Estável, papa Francisco “dormiu bem toda a noite”, diz o Vaticano
Um novo boletim médico divulgado pelo Vaticano informou que o papa Francisco teve uma noite tranquila de sono. De acordo com a Santa Sé, o estado de saúde do pontífice permanece estável, sem necessidade de ventilação mecânica, apenas com oxigenoterapia de alto fluxo e sem febre.
Mesmo com um quadro clínico complexo, o prognóstico permanece reservado. No entanto, o papa participou da Santa Missa pela manhã na presença da equipe que o assiste durante sua internação, alternando entre descanso e oração, conforme o boletim divulgado no domingo.
O que é prognóstico reservado?
- O prognóstico prevê a evolução de uma doença após o diagnóstico.
- O termo “prognóstico reservado” indica um estado de saúde grave que requer cuidados intensivos e especiais, com evolução incerta.
Internado há 17 dias, o papa Francisco expressou sua gratidão pelas orações dos fiéis e pelo cuidado da equipe médica. Em sua mensagem no Angelus, divulgada pela Santa Sé, o pontífice também rezou pela paz em áreas atingidas pela guerra, como Ucrânia e Palestina.
Em sua comunicação, o papa Francisco manifestou apreço pelas orações recebidas e destacou a sensação de proximidade com aqueles que rezam por sua recuperação. Ele enfatizou a importância da confiança no Senhor em momentos difíceis e dedicou suas preces pela paz em regiões conflituosas ao redor do mundo.
Broncoespasmo
Na última sexta-feira (28/2), a Santa Sé informou que o papa Francisco teve um ataque isolado de broncoespasmo, resultando em vômitos por aspiração e um agravamento repentino da sua condição respiratória. Desde então, seu estado de saúde tem se mantido estável, sem ocorrência de broncoespasmo e com parâmetros hemodinâmicos estáveis.
Comentários Facebook