Alimentos: governo zera alíquotas de importação e anuncia mais medidas

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O presidente vice-presidente Geraldo Alckmin anunciou, nesta quinta-feira (6/3), medidas importantes para reduzir os preços dos alimentos. Uma das iniciativas principais é a isenção de tributos sobre produtos alimentícios importados, como café e carnes.

Contexto

  • Recentemente, os alimentos consumidos nos lares brasileiros tiveram um aumento de 7,45% nos últimos 12 meses, de acordo com o IBGE. Destaque para o leite longa vida, com alta de 16,19%, e as carnes, com aumento de 21,17% no mesmo período.
  • O presidente Lula implementou ações para conter a elevação dos preços dos alimentos, após reunião com ministros de diversas pastas do governo.
  • Essas medidas são divulgadas em meio a uma queda de popularidade do governo Lula.

Alguns dos produtos com alíquotas de importação zeradas:

  • Café;
  • Azeite de oliva;
  • Óleo de girassol;
  • Açúcar;
  • Sardinha;
  • Biscoito;
  • Massa alimentícia;
  • Carne.

Outra medida relevante é o reforço do estoque regulador da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para evitar flutuações bruscas nos preços dos alimentos, uma proposta apoiada pelo próprio presidente Lula.

O vídeo abaixo destaca as seis medidas anunciadas pelo governo para combater a inflação dos alimentos:

O anúncio das medidas ocorre após o encontro do presidente com ministros-chave, que discutiram estratégias para conter a alta nos preços dos alimentos. Posteriormente, o plano foi compartilhado com empresários do setor alimentício para implementação.

Esse anúncio é feito em um momento delicado para o governo, que enfrenta uma redução significativa na popularidade entre os eleitores.

Elevação nos Preços dos Alimentos

De acordo com dados do IBGE, o custo dos alimentos em domicílio aumentou 7,45% nos últimos 12 meses, até janeiro de 2025. Esses alimentos incluem itens básicos como feijão, legumes, frutas, carnes, ovos, leite, entre outros.

3 Cards Galeria de Fotos 2 25

A variação no IPCA nos últimos 12 meses foi de 16,19% para o leite longa vida e 21,17% para as carnes.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Guarda Civil faz plantão na praia do Porto da Barra após proibição de colocação antecipada de kits praia

Porto da Barra tem nova lei que regula uso de kits de praia Equipes da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) e da Guarda...

Scott Adams, criador do quadrinho ‘Dilbert’, morre aos 68 anos

Scott Adams, criador da tirinha Dilbert, faleceu na terça-feira, 13 de janeiro de 2026, aos 68 anos, em sua residência em Pleasanton, na...

Ana Castela diz se vai seguir carreira de atriz após novela na Globo

Ana Castela, rainha das paradas sertanejas, trocou os palcos pela televisão. Entre as participações especiais confirmadas em Coração Acelerado, a novela das sete...