Recentemente, a Indústria baiana viu-se em um excelente momento, com um crescimento de 2,7% em 2024, segundo a Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF) conduzida pelo IBGE. Esse avanço foi impulsionado, sobretudo, pelo setor de refino de petróleo.
Em uma entrevista ao Bahia Notícias, Celso Ferreira, vice-presidente de operações da Acelen, explicou como o aumento da produção de petróleo e seus derivados em 2024 na Refinaria de Mataripe, situada na Região Metropolitana de Salvador, contribuiu para os indicadores positivos do setor industrial no estado.
“Desde que a Acelen se tornou responsável pela Refinaria de Mataripe em 2022, a capacidade de produção cresceu mais de 4%, passando de 289 mil para 302 mil barris de petróleo diários, alcançando vários recordes ao longo do ano passado”, afirmou o executivo.
Celso destacou o desempenho satisfatório da Acelen na produção de querosene de aviação (QAV) e diesel. “A empresa elevou o teor de médios (diesel S10, diesel S500, MGO, QAV) da refinaria de 34,0% em 2022 para 40,5% em 2024, atingindo um recorde anual de produção de 5.170 mil metros cúbicos”.
PERSPECTIVAS FAVORÁVEIS
O vice-presidente ressaltou que o aumento na produção energética entre 2024 e 2034 está projetado em 7% pelo Ministério de Minas e Energia (MME) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Ele acredita que as expectativas da Acelen para este ano também são positivas.
Mesmo com o crescimento na produtividade do setor de refino de petróleo, o executivo alertou sobre a importância da população baiana usufruir desse cenário, principalmente em relação aos preços dos combustíveis praticados no varejo.
Seja parte desse progresso! Compartilhe suas opiniões e comentários sobre esse avanço no setor de refino de petróleo na Bahia.
Comentários Facebook