Síria: escalada de violência após queda de Assad mata 532 civis

Publicado:

A escalada de violência na Síria atingiu novos patamares, resultando na morte de mais de 500 civis alauitas desde a última quinta-feira (6/3). As forças de segurança sírias e grupos aliados intensificaram os confrontos no oeste do país, em uma resposta a apoiadores do presidente deposto Bashar al-Assad.

Os conflitos eclodiram na região de Latakia, reduto da minoria muçulmana alauita, de onde provém o clã Assad, marcando a primeira onda significativa de violência desde a tomada do poder por uma coalizão rebelde, liderada pelo grupo radical islâmico sunita Hayat Tahrir al-Sham, HTS, em 8 de dezembro de 2024.

De acordo com o Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH), pelo menos 532 civis alauitas, incluindo mulheres e crianças, foram vítimas de execuções e saques em Latakia e zonas costeiras do país.

A violência resultou em um total de 745 mortes, englobando também membros das forças de segurança e grupos leais ao presidente destituído.

“Retorno à Calma Relativa”

Apesar da recente violência, a região testemunhou um “retorno à calma relativa”, apontado pela OSDH. As forças de segurança continuam suas operações de busca por indivíduos armados escondidos na área, buscando estabilizar a situação e restaurar a segurança.

O desafio para as autoridades sírias é restabelecer a estabilidade após mais de 13 anos de guerra civil, com o presidente interino Ahmad al-Sharaah apelando aos insurgentes alauitas para entregarem suas armas e permitirem o monopólio estadual sobre as mesmas.

A comunidade internacional expressou profunda preocupação com os abusos e apelou à moderação de todas as partes envolvidas, visando interromper a escalada da violência e evitar um maior derramamento de sangue.

A fragilidade do governo sírio, dependente em parte de grupos radicais islâmicos, reflete a tensão sectária existente no país e a complexidade da situação atual.

Neste cenário de intensa violência, a busca por estabilidade e paz se torna fundamental para a reconstrução e o futuro da Síria.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mulher trans é encontrada morta com mãos amarradas em Salvador

Na manhã de um sábado trágico em Salvador, a comunidade do Engenho Velho da Brotas foi diretamente impactada ao encontrar o corpo de...

CBF divulga suspensão de investigações contra presidente Samir Xaud por decisão da Justiça Eleitoral de Roraima

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) trouxe uma nova reviravolta ao anunciar que as investigações contra seu presidente, Samir Xaud, foram suspensas por...

Casal armado assalta duas farmácias em bairros nobres de Salvador em menos de uma hora

Na noite de uma sexta-feira que deveria ser tranquila, um casal audacioso desafiou a segurança em Salvador ao assaltar duas farmácias em bairros...