Mark Carney é eleito premiê do Canadá e ataca EUA: “Mostrem respeito”

Publicado:

Com uma vitória esmagadora com 86% dos votos, Mark Carney, de 59 anos, foi eleito pelo Partido Liberal do Canadá como o novo líder do país no domingo (9/3), sucedendo a Justin Trudeau. Após a formação do novo governo nos próximos dias, Carney assumirá o cargo. Cerca de 400 mil membros do partido estavam habilitados a votar, e optaram pela primeira vez por um candidato sem experiência política para liderança.

Em seu discurso de aceitação, Carney, ex-diretor do Banco do Canadá e do Banco da Inglaterra, anunciou um confronto direto com os Estados Unidos e Donald Trump, declarando que “não permitiremos seu sucesso”. Ele enfatizou a imposição de tarifas e a manutenção das mesmas “até que os americanos nos mostrem respeito”.

“Ele está atacando trabalhadores, famílias e empresas canadenses, e não podemos permitir seu sucesso. Quando estamos unidos, somos o Canadá Forte”, ressaltou Carney.

A posição do novo premier em relação ao presidente dos EUA surge em um momento em que Trump não apenas impôs tarifas de 25% sobre produtos canadenses, mas também fez ameaças à soberania do Canadá, sugerindo sua anexação aos EUA, e criticou o então primeiro-ministro, Justin Trudeau.

“Acredite ou não, apesar do péssimo trabalho que ele fez pelo Canadá, acho que Justin Trudeau está usando o problema das tarifas, que em grande parte ele causou, para tentar se reeleger primeiro-ministro. É muito engraçado de assistir”, disse Trump na quinta-feira (6/3).

No seu discurso, Carney também prometeu tarifas retaliatórias dólar por dólar e afirmou que elas serão usadas para exercer uma pressão “máxima” sobre os americanos.

“A América não é o Canadá e o Canadá nunca fará parte dos Estados Unidos de forma alguma”, enfatizou o primeiro-ministro eleito.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Promessa do Corinthians marcou 4 gols nos últimos 5 jogos; veja

Na noite de quarta-feira, 10 de setembro, o Corinthians conquistou uma vitória convincente por 2 a 0 contra o Athletico Paranaense, garantindo assim...

Vídeo: homem que plantou bomba em aeroporto diz com quem estava quando foi preso

George Washington de Oliveira Souza, de 57 anos, foi preso pela Polícia Federal (PF) no Guará na recente terça-feira (9). Durante o cumprimento...