Operação da PF desarticula esquema de desvio de máquinas em órgão de combate à seca em Salvador e América Dourada
Uma operação foi realizada nesta quarta-feira (12) em Salvador, Simões Filho e América Dourada, na região de Irecê, Centro Norte da Bahia. A Polícia Federal (PF) cumpre sete mandados de busca e apreensão na capital baiana, um em Simões Filho e outro em América Dourada.
Na capital, as ações ocorrem em um condomínio de luxo na Paralela. A operação denominada Metafanismo investiga desvios de máquinas e implementos agrícolas do pátio da Coordenação Estadual do Dnocs na Bahia (CEST-BA) entre 2019 e 2021.
As evidências apontam a existência de um esquema envolvendo servidores do órgão e particulares, onde máquinas e implementos destinados a associações ligadas à agricultura familiar eram vendidos ou desviados, configurando o crime de peculato.
Segundo a PF, o grupo investigado utilizava a elaboração de processos administrativos falsos para justificar a saída dos equipamentos do pátio e inserir o nome de associações como destinatárias. No entanto, os documentos eram falsificados e os equipamentos desviados para terceiros sem relação com as associações.
Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal de Salvador, e cerca de 35 policiais federais participam da operação. Os envolvidos podem ser responsabilizados pelos crimes de peculato, organização criminosa, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.
Chamado à Ação: Acompanhe as notícias para saber mais detalhes sobre desdobramentos dessa operação e outras ações de combate à corrupção no país.
Comentários Facebook