Justiça Eleitoral cassa mandatos de vereadores em Ilhéus por fraude em cota de gênero

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Justiça Eleitoral da 25ª Zona Eleitoral de Ilhéus determinou a cassação dos mandatos dos vereadores Gidálsio Neto, conhecido como ‘Neto da Saúde’ (PMB), e Odailson Lelis Aranha, também chamado de ‘Odailson Pequeno’ (PODEMOS), por terem fraudado a cota de gênero nas eleições municipais de 2024.

O juiz Gustavo Henrique Almeida Lyra assinou a decisão que, além da cassação, anulou os votos do partido ‘Podemos’ e determinou a recontagem dos quocientes eleitoral e partidário, o que pode modificar a composição da Câmara Municipal de Ilhéus.

No caso de ‘Neto da Saúde’, a Justiça Eleitoral concluiu que as candidaturas de Fabiana da Silva Nascimento e Mariângela Conceição Santos foram registradas de maneira fictícia para cumprir a exigência legal de percentual mínimo de candidaturas femininas.

A investigação judicial eleitoral em relação a Odailson Pequeno revelou que a candidata Victória Guiomar de Jesus Raimundo foi registrada apenas simbolicamente, sem real intenção de participar efetivamente do pleito, caracterizando, assim, fraude segundo a justiça.

A defesa dos vereadores cassados ainda tem o direito de recorrer da decisão no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), porém, até o momento, não houve suspensão dos efeitos da sentença.

A cassação dos vereadores destaca a importância de uma fiscalização rigorosa na observância da cota de gênero e alerta os partidos para a necessidade de cumprimento da legislação, bem como informa que a Câmara Municipal de Ilhéus passará por uma nova configuração.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ministério da Cultura autoriza captação de recursos para melhorias do Forte no Farol da Barra

Captação de recursos para Forte de Santo Antônio da Barra visa preservação, acessibilidade e valorização turística em Salvador O Ministério da Cultura, por meio...

Suspeito de assassinar com uma foice esposa, filha e tia está foragido no sudoeste baiano

Um caso de violência ganhou repercussão no distrito de Lagoa Clara, no povoado do Quebra, na zona rural de Macaúbas, no sudoeste baiano,...

Uesb abre inscrições para 152 vagas em cursos de graduação destinadas a trans, PCD, indígenas e quilombolas

A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) abriu inscrições para o Processo Seletivo de Acesso e Inclusão 2026. Ao todo, são oferecidas...