Crianças, Adolescentes e Telas: guia do governo recomenda o não uso de telas para crianças com menos de 2 anos
Recentemente, o governo federal lançou o guia “Crianças, Adolescentes e Telas: Guia sobre Uso de Dispositivos Digitais”, que traz orientações sobre o uso saudável de telas, visando reduzir os riscos relacionados ao tempo excessivo diante de dispositivos. Uma das recomendações centrais do documento é a restrição do uso de telas para crianças abaixo de 2 anos, com exceção para interações por videochamadas com familiares.
A Dra. Evelyn Eisenstein, coordenadora do Grupo de Trabalho sobre Saúde Digital da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), salienta a importância de evitar o acesso de crianças com menos de dois anos a telas, destacando os impactos negativos no desenvolvimento, especialmente relacionados à fala e comunicação.
O guia também faz recomendações para crianças e adolescentes, sugerindo que menores de 12 anos não tenham smartphones próprios e estabelecendo a necessidade de acompanhamento familiar ou de educadores para o uso de redes sociais e dispositivos eletrônicos na adolescência. Além disso, destaca a importância de equilibrar atividades digitais com interações no mundo real.
Lembre-se da importância de limitar o tempo de exposição das crianças e adolescentes às telas, garantindo uma vida equilibrada e saudável.
Comentários Facebook