Ibaneis cita atropelos de Moraes, mas diz que impeachment é ‘extremo’ e ‘ideológico’

Publicado:

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), aborda com prudência as investigações em curso no STF sobre os eventos de 8 de janeiro. Mesmo apontando possíveis irregularidades nos processos, ele evita apoiar medidas radicais, como o impeachment de ministros, considerando-as extremas e ideológicas.

Ibaneis, que foi afastado do cargo por 64 dias por Alexandre de Moraes em 2023, sob suspeita de omissão nos ataques golpistas, destaca críticas sobre supostos atropelos nos procedimentos conduzidos pelo ministro. No entanto, mantém reserva em relação a demandas por impeachment.

Ao ponderar sobre sua possível candidatura ao Senado em 2026 em parceria com o PL de Jair Bolsonaro, Ibaneis não se compromete com a principal bandeira bolsonarista na Casa: o impeachment de Moraes, classificando-o como uma medida excepcional reservada a casos de corrupção, em sua percepção.

O governador ressalta a importância de um diálogo sensato entre líderes de centro-direita para escolher um nome de consenso que represente a oposição ao governo de esquerda. Apesar de respeitar Bolsonaro, sugere que a busca por um candidato mais alinhado ao centro pode beneficiar o cenário político futuro.

Diante de questionamentos sobre pautas de impeachment de ministros do STF e CPI da Lava Toga, Ibaneis defende cautela, considerando tais ações como extremas e ideológicas, ressaltando a necessidade de investigações transparentes em casos de possíveis irregularidades no Poder Judiciário.

Com uma longa trajetória na advocacia e na política, Ibaneis Rocha, com 53 anos, governador do Distrito Federal em segundo mandato, se destaca por sua experiência e articulação no cenário político atual.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mais de 1,6 mil pessoas terão casas derrubadas após decisão favorecer primo de Caiado

Mais de 1,6 mil residentes, pertencentes a 400 famílias no entorno do Distrito Federal, enfrentam a angustiante possibilidade de ficarem sem lar na...

“Não nascerá outro Lula”, diz Edinho ao assumir presidência do PT

Em um momento histórico para o Partido dos Trabalhadores (PT), Edinho Silva tomou posse como presidente, fazendo uma declaração impactante: “Não nascerá outro...