Lideranças do PDT solicitaram ao presidente estadual da legenda, o deputado federal Félix Mendonça Júnior, uma reunião com o governador Jerônimo Rodrigues (PT) para discutir a possibilidade de adesão do partido ao governo petista. O movimento foi realizado em um almoço nesta quinta-feira (13), com a presença do parlamentar e dos ex-prefeitos de Euclides da Cunha, Luciano Pinheiro, e de Araci, Silva Neto. O prefeito de Pedrão, Marcílio Menezes (MDB), ex-pedetista, também participou do encontro.
Está previsto que oito prefeitos do PDT se encontrem com Jerônimo até o final de março.
“O governador já expressou em várias ocasiões o interesse em ter o partido na base aliada. Ontem conversamos sobre o assunto em um compromisso do governo em Feira de Santana. Ele deseja falar com nossos prefeitos. Apresentamos essa proposta a Félix, que concordou e participará dessa reunião, agendada para ainda este mês”, afirmou Silva Neto.
Luciano Pinheiro informou que tem dialogado com o governador e com o secretário estadual de Relações Institucionais, Adolpho Loyola, sobre o futuro do PDT.
“Assim como Silva Neto e praticamente todos os prefeitos do partido, defendo o apoio a Jerônimo. Na base aliada, teremos condições de crescimento nas eleições de 2026, algo que não acontecerá se estivermos na oposição”, destacou.
Félix reiterou que está debatendo internamente no partido sobre os caminhos a seguir. Ele tem dialogado com o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), que demonstrou interesse em contar com os pedetistas na aliança com Jerônimo.
Ao ser consultado, o deputado concordou com a proposta. “Realizaremos uma reunião respeitosa entre o governador e os prefeitos do partido eleitos em 2024, conforme solicitaram Silva e Luciano”, ressaltou. Questionado se o encontro poderia aproximar o PDT da base governista, Félix Mendonça comentou que “a conversa é o meio para o entendimento”.
No almoço, Félix Mendonça, Silva Neto e Luciano Pinheiro também discutiram a formação da chapa de candidatos a deputado estadual e federal. Marcílio Menezes, que já faz parte da base do governo, foi convidado a retornar ao PDT.
Facebook Comments