MPT aponta assédio moral generalizado no Ministério dos Direitos Humanos mesmo após saída de Silvio Almeida

Publicado:

O Ministério Público do Trabalho (MPT) constatou que o assédio moral no Ministério dos Direitos Humanos não se limita apenas ao alto escalão, mas está disseminado em toda a estrutura. Mesmo após a saída do ex-ministro Silvio Almeida, afastado devido a acusações de assédio e importunação sexual, incluindo um caso envolvendo a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, as práticas problemáticas persistem.

Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, uma investigação conduzida pelo MPT apura a ocorrência de assédio moral na pasta. O caso que levou à saída de Silvio Almeida continua em investigação pela Polícia Federal, em um processo em tramitação no Supremo Tribunal Federal (STF).

Inicialmente, acreditava-se que as irregularidades estavam concentradas no alto escalão e envolviam apenas colaboradores próximos a Silvio Almeida. Contudo, depoimentos de vítimas e testemunhas revelaram que os problemas persistiram mesmo após a mudança na gestão. A suspeita foi reforçada pela alta incidência de afastamentos por problemas de saúde mental e pela alta rotatividade de funcionários na instituição.

O Ministério dos Direitos Humanos declarou que todas as denúncias estão sendo investigadas desde a chegada da ministra Macaé Evaristo. O MPT analisa quais medidas adotar ao término das investigações. O órgão pode propor um acordo para que a pasta implemente medidas concretas de combate ao assédio moral ou, em uma medida mais rigorosa, ingressar com uma ação na Justiça Trabalhista e aplicar sanções pecuniárias.

Em janeiro, o Ministério dos Direitos Humanos informou à Controladoria-Geral da União (CGU) que existem “sérios indícios” de retaliação contra uma funcionária que denunciou assédio moral e sexual durante a gestão de Silvio Almeida. A Advocacia-Geral da União (AGU) assumiu a apuração do caso.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Policiais da 58ª CIPM são recebidos a tiros durante incursão em Luís Anselmo

Na noite deste sábado, 15, policiais da 58ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) foram surpreendidos por uma intensa troca de tiros durante...

Os Estados Unidos fazem do oceano Pacífico um cenário de guerra

No último sábado, as Forças Armadas dos Estados Unidos mataram mais três pessoas acusadas de tráfico de drogas no litoral da Venezuela. Desde...

PM prende homem que agrediu mulher e colocou filha pequena em risco durante violência no Prado

Publicado: 16 Novembro 2025 Um homem de 30 anos foi preso pela Polícia Militar no último sábado (15) após agredir sua esposa em um...